sexta-feira, 31 de julho de 2009

Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Uma exposição temporária (de 16 de Julho a 11 de Outubro de 2009), a não perder:

Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII

Permite-nos "compreender como Portugal, a partir do século XV, abriu o Mundo à Europa, estabelecendo contactos e trocas comerciais e, naturalmente, culturais em pioneiras rotas traçadas nos oceanos Atlântico, Indico e Pacífico. As relações de Portugal e a Europa nos séculos XV e XVI é o núcleo que nos conduz para os núcleos dos diferentes territórios que maior expressão cultural tiveram neste momento pioneiro da globalização – África, Brasil, as terras do Índico, China e Japão."

"Cerca de 200 obras – Cartografia, Marfins, Imaginária, Desenho, Gravura, Escultura, Pintura, Plumária e Ourivesaria – reunidas em Lisboa provenientes de prestigiadas colecções públicas e privadas", nacionais e estrangeiras. "Acrescem alguns dos Tesouros Nacionais de Portugal, cuja cedência para o estrangeiro se desaconselha - os painéis quatrocentistas de S. Vicente, a Custódia de Belém e a rara série de biombos Nambam – "

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Arco de São Bento na Praça de Espanha, em Lisboa

O Arco de São Bento construído em 1758 na rua de São Bento (link), em Lisboa, estava integrado na Galeria da Esperança (link) do Aqueduto das Águas Livres (link). Em 1938 foi desmontado devido a obras de remodelação do espaço em frente ao Palácio de São Bento (link) e assim permaneceu durante décadas, primeiro nos jardins do Palácio Nacional da Ajuda (link) e depois na Praça Espanha (link), onde acabou por ser reconstruído já em 1998.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Conta Poupança Futuro, "uma medida divertida"...

A Conta Poupança Futuro "é um medida divertida", na apreciação do presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), Fernando Ribeiro e Castro.

O comentário surgiu a propósito do programa eleitoral do PS, que vai ser apresentado hoje, onde seria proposta a criação de uma conta poupança futuro de 200 euros por cada bebé nascido no país, cujo depósito só poderá ser levantado quando a criança completar 18 anos. Na opinião do presidente da APFN, esta proposta "mostra que o PS não percebe rigorosamente nada do que se está a passar". Lembrando que a taxa de natalidade em Portugal é de 1,3, Fernando Ribeiro e Castro considera que a atribuição de "200 euros para uma conta não serve para rigorosamente nada", já que "os pais precisam de apoio quando têm os filhos a seu cargo".

Haja quem denuncie esta desavergonhada demagogia eleitoralista!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Museu Colecção Berardo

Árvore Biplana, Jean Dubuffet (Le Havre, 1901 - Paris, 1985) (link), 1968, Museu Colecção Berardo, Lisboa

segunda-feira, 27 de julho de 2009

"Ficheiros Secretos da Descolonização de Angola"

Numa entrevista (link) ao diário "Correio da Manhã", pré-lançamento do livro escrito a propósito da investigação que levou a cabo acerca do desaparecimento de seu pai, há cerca de 34 anos, em Angola, a autora, jornalista Leonor Figueiredo, informou que irá divulgar uma lista do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com mais de duas centenas de nomes de portugueses desaparecidos naquele território, lista até há pouco classificada como "secreta". A autora diz que «alguns dos “desaparecidos” vieram depois a aparecer nas prisões [angolanas] , com acusações absurdas». Tais prisões foram ilegais, clandestinas e tal só terá sido possível porque «Portugal entregou Angola ao MPLA muito mais cedo do que se pensava. Cerca de meio ano antes

Na mesma entrevista, a autora diz pensar que a ideia que se tinha em Portugal sobre Angola estava completamente desvirtuada, pois « Angola era um território moderno, independentemente do sistema político que vigorava. E ainda bem que houve o 25 de Abril. A descolonização é que foi muito mal conduzida. As Forças Armadas Portuguesas – que representavam o Estado português na ainda colónia – não acautelaram minimamente a vida desta gente. Pela documentação que consultei, verifiquei que os vários altos-comissários de Angola pediam, repetidamente, tropas especiais, porque aquilo estava num caos. Mas de Lisboa nunca lhas enviaram

Ao cabo das investigações que realizou, a jornalista revela ter concluído que «As autoridades portuguesas estiveram lá [Angola], na última etapa, como se não estivessem. Se formos ver o que se passou, eles fizeram muito pouco pelos portugueses que lá estavam e que sempre lá estiveram. Viam-nos quase como se não fôssemos portugueses, mas como os brancos que “se meteram” com os movimentos. Tiveram o mérito da ponte aérea – com muita ajuda estrangeira. Angola foi abandonada, com portugueses dentro. E as coisas têm que ter dignidade. Admiro os países que trazem para a pátria os seus mortos de guerra e lhe conferem essa dignidade. Em Portugal é o contrário. Ainda temos corpos de soldados portugueses da I Guerra Mundial na Europa e ainda há corpos de soldados portugueses nas ex-colónias africanas. O Estado português não dignifica os seus mortos. E portanto não se dignifica a si próprio

O livro, das Edições Alêtheia, deverá estar à venda nas livrarias a partir de 7 de Agosto.

domingo, 26 de julho de 2009

Salvador Dali

Cristo de São João da Cruz, Salvador Dalí,1951, Kelvingrove Art Gallery and Museum, Glasgow

O Cristo de São João da Cruz (link) é uma das obras mais conhecidas e controversas deste pintor surrealista. A pintura, a óleo sobre tela, mostra Jesus Cristo crucificado, numa perspectiva vista de cima, cuja cabeça, inclinada para baixo, é o ponto central da obra. Na parte inferior do quadro encontra-se uma representação da baía de Port Lligat, na Costa Brava, onde Dalí passou a viver em 1930. Observam-se dois pescadores no pequeno porto. Entre o crucificado e a baía interpõem-se nuvens em tons místicos e misteriosos, iluminadas pelo resplendor que emana da cruz e de Cristo. O contraste claro-escuro faz sobressair a figura de Jesus e provoca um forte efeito dramático.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

"A Jovem Vitória"

"The Young Victoria" (link), filme dirigido pelo canadiano Jean-Marc Vallée (link), apresenta-nos parte da história da infância e dos primeiros anos de reinado da raínha Alexandrina Vitória, que assumiu o trono britânico em 1837, quando tinha 18 anos de idade. Após a coroação, logo mostrou a sua autoridade como monarca ao excluir da Corte o ambicioso oficial irlandês, Sir John Conroy, que mantinha uma relação íntima com sua mãe e que tentava exercer poder sobre a raínha. Apaixonando-se pelo primo, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, tomou a iniciativa de pedi-lo em casamento, pois nessa época, ninguém poderia fazer tal pedido a uma rainha. Com ele, que foi uma figura dominante na sua vida, teve nove filhos. Dotada de uma personalidade invulgar, a raínha Vitória conduziu o seu povo, que muito amava, durante 63 anos de reinado, o mais longo da história do país. A denominada Era Vitoriana foi um período marcado pela Revolução Industrial e por grandes mudanças a nível económico, político, cultural e social.

Esta obra cinematográfica, simples mas muito bem estruturada, apresenta-nos um excelente elenco de actores (Emily Blunt, Rupert Friend, Paul Bettany), que desenvolvem o seu trabalho em ambientes reais e com impecáveis reconstituições da época.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

"A Casa", de José Bechara

A Casa, José Bechara (Rio de Janeiro, 1957)(link), 2002-2009, na Fundação Calouste Gulbenkian (link), Lisboa

"A casa é um objecto que é muito emblemático, do ponto de vista do uso para o indivíduo: a casa protege, a casa garante o indivíduo física e psicologicamente, de um modo geral, a casa guarda as memórias do indivíduo e da sua família - a casa guarda determinados tesouros e ela é preciosa nesse sentido". Em contraste, "esta casa inverte tudo isso; ela desaloja, ela desampara ela desprotege" (José Bechara, em entrevista à Agência Lusa, Junho, 2009).

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Acidentes de viação e cartas de condução

Isabel Jorge, deputada do PS, disse ao Jornal de Notícias, que as pessoas que quiserem tirar ou renovar a carta de condução vão ter de se submeter a avaliação física e psicológica rigorosas e, mais tarde, em entrevista à Revista Sábado, acrescentou, aparentemente como fundamento para a alteração das regras, que "as estatísticas mostram que há acidentes nas faixas etárias mais avançadas e é necessário corrigir as regras", porque "nas faixas etárias mais elevadas os reflexos já não são os mesmos, a mobilidade reduz-se e as capacidades auditivas e visuais diminuem".

Parece assim que, na ideia da deputada Isabel Jorge, a sinistralidade rodoviária em Portugal seria devida, predominantemente, à imperícia dos condutores das "faixas etárias mais avançadas, ou "mais elevadas"! A senhora deputada ou é distraída, ou é incompetente para interpretar estatísticas. Os condutores mais intervenientes em acidentes situam-se, de facto, entre as faixas etárias dos 20 e dos 50 anos.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Contrastes

O Museu do Chiado, Museu Naciona de Arte Contemporânea, em Lisboa (link), a meio gás,

- João Pedro Vale, Beanstalk, 2004
- Arte Moderna em Portugal: de Amadeo a Paula Rego

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, (link) a todo o gás...

- Serralves 2009 - A Grande Exposição da Colecção
- Jacques Émile Ruhlmann e a Fraternidade das Artes
- Pedro Barateiro - "Teoria da Fala"
- Daniel Buren - Livros e Outras Publicações
- Serralves na Baixa

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Curiosidade sobre a Colecção Berardo

Comentário de uma jovem guia do Museu Berardo para os visitante acerca um minúsculo quadro presente na colecção: "é o único quadro de Jackson Pollock (link) pertencente à colecção, mas que, à sua escala, é demonstrativo do tipo action painting do célebre pintor norte- americano". Tratava-se de um quadro de cerca de 40 por 50 centímetros, no máximo. Convenhamos que, num quadro com estas dimensões, a utilização de action painting (link) deveria ser um verdadeiro malabarismo...

domingo, 19 de julho de 2009

Museu e Colecção Berardo

De regresso ao Centro Cultural de Belém, alguns meses depois da primeira visita. Em exposição, parte da Colecção Berardo (link), talvez um terço ou metade da sua totalidade, e outra, temporária e inopinada, que acolhe o visitante completamente desprevenido se revela ser a exaltação (auto-exaltação?) de um ego descomunal: "Pancho Guedes, Vitruvius Mozambicanus" (link).

Diz Guedes a respeito de si próprio: «Trabalhei com muitos estilos simultaneamente. Há já muito tempo que desisti de qualquer tipo de cronologia. Em vez disso, classifiquei as minhas intervenções arquitectónicas em diversas famílias, tendo-as arquivado num catálogo mais ou menos definitivo de vinte e cinco arquitecturas diferentes

Trata-se de um arquitecto, por acaso nascido em Lisboa, cuja biografia é apresentada, cujas obras, todas (certamente não faltará uma única), são depois minuciosamente documentadas, distribuindo-se a exposição por múltiplas salas que parecem nunca mais acabar. Uma acumulação inenarrável de plantas, projectos, esboços e estudos, entremeados por pinturas, esculturas, máscaras, etc., tudo do mesmo autor, mas que aparecem assinadas com outro nome. Pelo meio um ou ou quadro, dos de menor qualidade, do celebrado pintor moçambicano Malangatana (link).

Em suma, uma seca. Os visitantes deviam ser avisados à entrada... Aquela exposição interessa obviamente ao próprio e, talvez, a alguns arquitectos. Mas, para o público em geral...

sábado, 18 de julho de 2009

Henri Fantin-Latour

Autour du Piano, Henri Fantin-Latour (link),1885, Musée d'Orsay, Paris

Exposição de pintura na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, deste autor menor que, ao que parece, alguém pretendeu fazer ombrear com Manet... A informação, embora bem sistematizada, disponibiliza apenas aquela que se entendeu por bem divulgar no âmbito da exposição apresentada. O conjunto de quadros é pobre, embora acabe por conseguir representar as diversas fases da vida do pintor. São expostos trabalhos da sua fase de copista, auto-retratos, retratos de familiares e retratos de personalidades contemporâneas do pintor. Muitas naturezas-mortas (conjuntos florais, frutos, etc.), por vezes de muito boa qualidade, e uns poucos quadros simbólicos, alguns deles idealizados com base em grandes obras clássicas musicais, como as de Wagner, por exemplo.

Uma nota, menos positiva, para o sistema de iluminação, muito irregular, que por vezes chega a dificultar ou impedir a correcta observação dos quadros.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gripe A: Grupos de Risco não pagam vacinas

«Os portugueses que correm maior risco de contrair a Gripe A não vão pagar a vacina contra a doença. Na Grande Entrevista Rádio Clube/Correio da Manhã, a ministra da Saúde, Ana Jorge, garante que as vacinas vão ser gratuitas para os grupos de risco.

O Governo vai investir 45 milhões na prevenção da gripe A.» (link)

Afinal vivemos num país rico! Independentemente da respectiva capacidade económica, todos os portugueses que estejam incluídos nos denominados "grupos de risco", não pagarão nada pelas respectivas vacinas. Tem sido ainda divulgado que não haverá vacinas à venda nas farmácias, o que impedirá que as pessoas não consideradas "oficialmente" em risco se vacinem. Será a tudo isto que se chama "justiça social"?

quinta-feira, 16 de julho de 2009

A Crise...

Vale a pena ler, do blog "A Bem da Nação",

A CRISE... vista por um americano bem-humorado!!! (link)

RTP 2

Há cerca de três semanas a RTP 2 transmitiu o último episódio da 10.ª temporada da muito premiada série "Serviço de Urgência" ("E.R.") (link) e anunciava ir continuar a exibição da mesma série na semana seguinte.

Era uma óptima notícia para os telespectadores apreciadores e seguidores atentos das atribulações, êxitos e desditas, de um serviço de urgência hospitalar onde os profissionais, ao contrário do que sucede habitualmente em Portugal, são verdadeiros especialistas de emergência médica ou cirúrgica.

A surpresa, desagradável, surgiu quando foram exibidos os novos episódios. A RTP 2, em vez de apresentar a sequência normal da série, ou seja, em vez de começar a exibir os episódios da 11.ª temporada, decidiu dar um inexplicável salto para a última temporada realizada, a 15.ª! Impossibilitou assim o esperado desenvolvimento da história que ficara em suspenso e ignorou todos os episódios realizados ao longo das quatro temporadas precedentes, em que houve profundas alterações, quer no desenrolar da acção, quer na evolução e alteração das personagens, com o natural desaparecimento ou substituição de parte do elenco de actores protagonistas.

Verdadeiramente lamentável e inexplicável.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

ASAE


.../...
Sugiro que a ASAE, agora, vá autuar os responsáveis pela salgalhada da sua criação e, logo a seguir, se feche a si mesma sem hesitações. Afinal, só estariam a cumprir a lei e a Constituição…

Carlos Abreu Amorim, Jurista, "Correio da Manhã", 15-07-2009 (link)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Em dúvida a benignidade da Gripe A

Gripe A: atenções viram-se para casos mortais entre pessoas saudáveis do Reino Unido
Ana Machado, jornal "Público" (link)

Um médico de clínica geral de Bedfordshire, no centro de Inglaterra, e uma menina de seis anos, de Londres, são as últimas vítimas da Gripe A no Reino Unido, país que ocupa o terceiro lugar no número de infectados com esta nova gripe e onde já ocorreram 17 mortes. .../... Os especialistas querem saber como é que duas pessoas aparentemente saudáveis morrem tão depressa depois de apanharem esta gripe. Todos queremos saber isso.
.../...
Segundo a edição online do diário britânico “Times”, tanto o médico como a menina de seis anos morreram muito rapidamente depois de terem mostrado os primeiros sintomas de gripe, como febre ou dores de garganta e de terem sido hospitalizados. E está a investigar-se se, para além da gripe, haveria alguma razão que levasse a este desfecho rápido dos casos.
.../...
O que faz com que pessoas saudáveis cedam tão rapidamente a este vírus? Os especialistas têm poucas respostas sobre o comportamento do vírus H1N1. Mas talvez seja pelo facto deste vírus se propagar mais depressa e mais profundamente nos tecidos do aparelho respiratório, nomeadamente dos pulmões, do que outros vírus da gripe que afectam o trato respiratório superior, como nariz e garganta.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A filosofia de Woody Allen




"Alguns casamentos acabam bem, outros duram toda a vida."


"Hoje em dia a fidelidade só se vê em equipamentos de som."

domingo, 12 de julho de 2009

"Neste momento Jesus é o melhor treinador português"

Da entrevista a Luís Filipe Vieira ao "Diário de Notícias", por João Marcelino e Paulo Baldaia (link)

.../...
Jorge Jesus vai ser o seu treinador até ao fim do mandato?
Não tenho dúvidas nenhumas, ele tem dois anos de contrato, mais um de opção, vai ser o treinador do Benfica até ao final. Toda a gente o reconhece como o melhor treinador português neste momento.

A seguir ao Mourinho ou ao lado?
Para mim, é o melhor treinador português. Come futebol todos os dias, identifica-se facilmente com a massa associativa do Benfica, é um homem que eu conheço perfeitamente, que veio do nada, subiu a corda a pulso, e tudo o que sabe foi ele que aprendeu. E a expectativa que temos todos é que ele venha para dar títulos. Não foi pela parte financeira que veio motivado, veio precisamente para ganhar títulos. Gostaria de perceber como funciona o futebol do Benfica. Não tem segredo nenhum o futebol do Benfica!
.../...

Aqui fica registado, para memória futura...

sábado, 11 de julho de 2009

A Justiça (?) que temos

O banqueiro Bernard Madoff (link) foi condenado, no passado dia 29 de Junho, por um tribunal americano, a 150 anos de prisão. Havia sido detido, por fraude financeira, no dia 11 de Dezembro de 2008, um dia depois de ter confessado a burla. Cerca de três meses depois, Madoff estava a ser julgado e a conclusão do julgamento ocorreu cerca de seis meses e meio após a sua detenção. Entretanto, o presidente da entidade reguladora financeira americana foi afastado do cargo sete dias depois de o escândalo ter sido conhecido.

O sr. José de Oliveira e Costa, fundador do grupo Sociedade Lusa de Negócios, que integra o BPN, foi detido e constituído arguido no dia 11 de Novembro de 2008, por suspeita de burla agravada, falsificação de documentos, fraude fiscal e branqueamento de capitais, mais de 15 dias depois de o Governo ter nacionalizado o BPN. Quase oito meses depois, Oliveira e Costa continua em prisão preventiva, sem acusação, sem julgamento e sem sentença. O seu advogado terá requerido a sua saída da cadeia, com o argumento de não haver já perigo de fuga ou de interferência na instrução do processo. Entretanto, o governador do Banco de Portugal, entidade reguladora e supervisora financeira portuguesa, ouvido no Parlamento sobre o caso, considera ter sido irrepreensível a sua actuação e critica quem ousou interpelá-lo sobre o assunto.

Claro que no caso português, não houve confissão. Em Portugal os suspeitos nunca confessam nada, porque a culpa é sempre de outros... Mas, haverá alguma semelhança entre a Justiça que temos em Portugal e a Justiça que existe nos E.U.A. Ou, dito de uma forma mais objectiva, há Justiça em Portugal?

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Pop Art (3)

Still Life, Tom Wesselmann (link), 1963, Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, E.U.A.

A Pop Art parece ser a tendência mais orgânica e emblemática da situação cultural dos nossos dias. Assim como a linguagem renascentista exprimia o mundo da primeira sociedade burguesa, mercantil e financeira da época moderna e a dos impressionistas exprimia o mundo da burguesia industrial nascente, a Pop Art, postas de parte as ideologias oitocentistas e os esquemas de classe, reflecte plenamente, ao menos nos seus principais aspectos, o actual estádio sociocultural: a cultura das massas.

.../...«Cultura de massas, isto é, produzida segundo as normas do fabrico industrial em massa; divulgada através das técnicas de divulgação de massas (a que um estranho neologismo anglo-latino chama mass media); dirigida a uma massa social, isto é, a um aglomerado gigantesco de indivíduos recolhido aquém e além das estruturas internas da sociedade (classes, família, etc.)» (G. C. Argan, I pittori della Bauhaus, in Salvezza e caduta nell'arte moderna).

(Adaptado de "História da Arte Contemporânea", Renato De Fusco, Editorial Presença, 1988)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Gripe: Hospitais e Centros de Saúde, só em último caso!

E não só por causa da actual pandemia de gripe A H1N1. Quando se está com sintomatologia sugestiva de síndroma gripal ou, mais genericamente, com sintomatologia de foro respiratório, é errado acorrer de imediato a serviços de saúde onde haja aglomeração de pessoas em locais confinados, como é o caso habitual das salas de espera dos Hospitais e dos Centros de Saúde. Os vírus respiratórios encontram nesses ambientes o meio ideal para se propagarem. De preferência, deve recorrer-se a aconselhamento telefónico, através da linha Saúde 24, por exemplo, ou, se possível, com o respectivo médico de família ou médico assistente.

terça-feira, 7 de julho de 2009

"Estou a pensar ir-me embora para o Brasil"

Parece que está a despontar uma nova moda. Há dias, foi a pianista Maria João Pires a anunciar a intenção de renunciar à nacionalidade portuguesa e optar pela nacionalidade brasileira. Agora, é Miguel Sousa Tavares, jornalista, comentador e escritor, que está a pensar ir-se embora para o Brasil. Diz ele, das razões que o motivam:

(link) "É um país novo, de que eu gosto há muitos anos. E sou muito bem tratado sem ser popular na rua, o que é óptimo. É um país optimista, não está cansado, não está desiludido, sem esperança. Mesmo que agora haja tanta asneira feita no Brasil, todos os dias, não é? Só que eles têm espaço e tempo para uma maior dose de asneira do que nós" .../... "Nós somos muito macambúzios, eu estou muito macambúzio também. Sinto, pela primeira vez na vida, que estou a precisar de uma sacudidela e que não vai ser aqui…" .../... "Portugal não tem capacidade de aprender com os erros cometidos. Repetimos os mesmos erros. Umas vezes por burrice, outras por desonestidade pura e simples, oportunidade de negócio, etc."

Mas a eventual "deserção" de Miguel Sousa Tavares não tem o mesmo significado que a renúncia à nacionalidade portuguesa por Maria João Pires. A pianista é mundialmente conhecida, as sua capacidades, o seu génio, são dons raros, que só poucos alcançam ou possuem. Miguel Sousa Tavares, pelo contrário, é apenas um dos múltiplos manipuladores da palavra que por aí pululam, nos jornais, nas revistas, na televisão. Pretensos iluminados, conhecedores da "Verdade", debitando comentários truculentos a propósito de tudo e de nada, criticando a propósito e a despropósito, desdenhando dos que discordam, desprezando os que se lhes opõem. Enfim, pertence a uma fauna que poderá adaptar-se facilmente ao "clima" brasileiro e cuja falta em Portugal não será notada. Ainda ficam por cá demasiados espécimenes...

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O poder dos cornos



"Se as mentiras valessem tanto como um par de cornos já não havia ministros. E muito menos presidente do Conselho".

António Ribeiro Ferreira, "Correio da Manhã", 06-07-20 (link)

domingo, 5 de julho de 2009

A "crise"...não é para todos

Goste-se ou não da personagem ou daquilo que ela representa, eis a verdade nua e crua:

"Afinal a crise não é para todos, é para quem trabalha, vive da sua reforma, pensão ou pequeno rendimento. Para os 'senhores' é a vara larga e muitos deles deviam era estar presos, tendo em conta aquilo que fizeram na banca e em termos de corrupção".

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, acusou o actual Governo de, durante quatro anos, apenas ter exigido sacrifícios "àqueles que menos têm", enquanto que os "senhores" alcançam "lucros escandalosos" e "muitos deles deviam estar presos".

Ver aqui a notícia completa.

sábado, 4 de julho de 2009

Maria João Pires renuncia à nacionalidade portuguesa

(link) A notícia foi avançada pela Antena 2, depois de a pianista ter revelado ao jornalista Paulo Alves Guerra a intenção de se tornar uma cidadã brasileira.

A mais internacional e premiada pianista portuguesa quer renunciar à nacionalidade devido aos "coices e pontapés que tem recebido do Governo português".

A decisão da artista de 65 anos, instalada em Salvador da Baía, no Brasil - onde tem autorização de residência - foi motivada pelos problemas de apoios e financiamentos ao projecto educativo que fundara em Belgais, Castelo Branco. [.../...]

Já Almada Negreiros (1893-1970) (link), muitos anos atrás, dizia: "Não tenho culpa de ter nascido em Portugal, e exijo uma pátria que me mereça".

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Disfunção eréctil como factor predictor de risco?

A interrogação é nossa, as afirmações são da responsabilidade deste senhor:

Ridwan Shabsigh, MD
Department of UrologyColumbia-Presbyterian Medical CenterThe Atchley Pavilion, 11th floor161 Fort Washington AvenueNew York, NY 10032 USA

"No dia em que um homem tiver uma disfunção eréctil, isso significa que, se mantiver os seus hábitos, terá um ataque cardíaco no espaço de três anos", afirma o Professor Ridwan Shabsigh, docente de Urologia da Universidade de Colômbia, Nova Iorque, perante uma plateia de médicos de todo o mundo, reunidos recentemente em Gotemburgo (Suécia) num seminário sobre perturbações sexuais masculinas (link).

A disfunção eréctil resulta igualmente do baixo nível de testosterona, um indicador que revela outra doença no intervalo de oito anos: a diabetes. Aquilo que é encarado como uma vergonha, funciona, afinal, como uma espécie de máquina para calcular os males que podem surgir a médio prazo. "É uma oportunidade de ouro para intervir." Homens de todas as idades ficam agora a saber que têm alguns anos pela frente para combater as doenças que nem sequer desconfiavam poder vir a ter. E também de recuperar a forma física na intimidade - já que a disfunção eréctil não é um mal irreversível. "Durante anos ensinei que esta era uma condição progressiva." O mal-entendido acabou no início desta década, quando se descobriu que um terço dos homens em todo o mundo viu a doença simplesmente regredir, depois de adoptar um estilo de vida saudável.

O recuo, segundo Shabsigh, é avaliado através da massa corporal: quanto maior for este índice, mais baixo é o nível de testosterona. Como saber, então, se a doença está a regredir? A resposta está na barriga. "A obesidade abdominal mostra que há muito pouca quantidade de hormonas sexuais." E essa ausência está associada à alta taxa de mortalidade da população masculina. "A testosterona afecta tudo, desde a saúde óssea, à circulação sanguínea, músculos, massa gorda, etc."

Disfunção eréctil antecipa danos que avançam em silêncio: "Quando alguém sofre um ataque cardíaco hoje, quer dizer que o enfarte começou há 25 anos." Doenças cardiovasculares são processos lentos que evoluem sem alertas. "Os males crescem sem ruído e, por isso, continuamos indiferentes à hipertensão, ao colesterol ou à obesidade."Até ao dia em que é demasiado tarde. Mas não tem de ser assim. "Hoje sabemos que a disfunção eréctil é o primeiro aviso de que perturbações graves estão a caminho." É caso para dizer que um mau desempenho sexual pode salvar um homem.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Chifres na Assembleia da República

O gesto do ministro Manuel Pinho, por inusitado, fica registado. Mas... e a intenção do gesto, dois dedos na cabeça, a simular chifres, apontados na direcção do deputado Bernardino Soares, líder da bancada do PCP, em pleno debate sobre o "Estado da Nação", na Assembleia da República! Qual o seu significado? O referido deputado, em diálogo com repórteres garantiu que, pessoalmente, não se sentia atingido. Manuel Pinho disse, mais tarde, que o gesto se explicava pela revolta com que ouvira as “graçolas” dos deputados comunistas, enquanto Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, falava sobre os trabalhadores das minas de Aljustrel. “Não é a melhor atitude fazer graçolas e usar os trabalhadores como arma de arremesso”, acrescentou. Que estranha (e ordinária) forma de manifestar revolta!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Pop Art (2)

Buffalo II, Robert Rauschenberg (link), 1964, Leo Castelli Gallery, Nova Iorque

(Obra que evidencia o desejo de Rauschenberg de manter o contacto com a existência, testemunhado pela presença de pormenores extraídos da vida quotidiana. O pintor recorre a técnicas variadas, desde a colagem até à inserção de objectos, do decalque de imagens ao silk screen)

Embora a aparição da pop art não deva atribuir-se a influências históricas, pode considerar-se que os seus precursores são o surrealismo, o new dada e, acima de tudo, Duchamp (link). Essa derivação deve ser imputada à aparição do objecto que, nas obras de Duchamp, é retirado do seu ambiente natural, transplantado para um contexto totalmente diferente e, carregado de outras conotações, proposto como absoluto poético. No entanto, se nas obras dos artistas pop se verifica também a descontextualização da imagem, o modo como o objecto é reproposto é diferente, já que o reproduzem como elemento de refugo, eliminado pela sociedade que o produziu.

Tenha-se em conta que a pop art é um movimento associado à contemporaneidade, caracterizado por um impulso e por um estilo indissoluvelmente ligados aos ritmos das cidades modernas. Alheia a limitações ou condicionamentos, a nova arte pretende transferir o seu campo de acção da tela para o mundo, devorar espaços e acontecimentos até coincidir com eles.

(Baseado em "Guia de História da Arte", Editorial Presença, 5.ª edição, 2002)