terça-feira, 14 de julho de 2009

Em dúvida a benignidade da Gripe A

Gripe A: atenções viram-se para casos mortais entre pessoas saudáveis do Reino Unido
Ana Machado, jornal "Público" (link)

Um médico de clínica geral de Bedfordshire, no centro de Inglaterra, e uma menina de seis anos, de Londres, são as últimas vítimas da Gripe A no Reino Unido, país que ocupa o terceiro lugar no número de infectados com esta nova gripe e onde já ocorreram 17 mortes. .../... Os especialistas querem saber como é que duas pessoas aparentemente saudáveis morrem tão depressa depois de apanharem esta gripe. Todos queremos saber isso.
.../...
Segundo a edição online do diário britânico “Times”, tanto o médico como a menina de seis anos morreram muito rapidamente depois de terem mostrado os primeiros sintomas de gripe, como febre ou dores de garganta e de terem sido hospitalizados. E está a investigar-se se, para além da gripe, haveria alguma razão que levasse a este desfecho rápido dos casos.
.../...
O que faz com que pessoas saudáveis cedam tão rapidamente a este vírus? Os especialistas têm poucas respostas sobre o comportamento do vírus H1N1. Mas talvez seja pelo facto deste vírus se propagar mais depressa e mais profundamente nos tecidos do aparelho respiratório, nomeadamente dos pulmões, do que outros vírus da gripe que afectam o trato respiratório superior, como nariz e garganta.

Sem comentários: