sexta-feira, 10 de julho de 2009

Pop Art (3)

Still Life, Tom Wesselmann (link), 1963, Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, E.U.A.

A Pop Art parece ser a tendência mais orgânica e emblemática da situação cultural dos nossos dias. Assim como a linguagem renascentista exprimia o mundo da primeira sociedade burguesa, mercantil e financeira da época moderna e a dos impressionistas exprimia o mundo da burguesia industrial nascente, a Pop Art, postas de parte as ideologias oitocentistas e os esquemas de classe, reflecte plenamente, ao menos nos seus principais aspectos, o actual estádio sociocultural: a cultura das massas.

.../...«Cultura de massas, isto é, produzida segundo as normas do fabrico industrial em massa; divulgada através das técnicas de divulgação de massas (a que um estranho neologismo anglo-latino chama mass media); dirigida a uma massa social, isto é, a um aglomerado gigantesco de indivíduos recolhido aquém e além das estruturas internas da sociedade (classes, família, etc.)» (G. C. Argan, I pittori della Bauhaus, in Salvezza e caduta nell'arte moderna).

(Adaptado de "História da Arte Contemporânea", Renato De Fusco, Editorial Presença, 1988)

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