quarta-feira, 11 de março de 2015

"Os banqueiros estão acima da lei"

É o que afirma Marc Roche, jornalista belga radicado em Londres, especialista em mercados financeiros, autor do livro  "O Banco - Como a Goldman Sachs Dirige o Mundo".

Em entrevista à Rádio Renascença, Marc Roche descreveu o escândalo do BES como o exemplo perfeito de tudo o que está mal no sistema financeiro.

O líder do clã Espírito Santo ameaça entrar para o "Panteão dos grandes crimes cometidos por corruptos da finança", em que pontificam nomes como Bernard Madoff, escreve Roche no seu mais recente  livro "Banksters", editado em Portugal em Fevereiro.

Neste seu livro "Banksters (uma contracção entre "bankers", banqueiros, e "gangsters") - Uma viagem ao submundo dos banqueiros", Marc Roche decidiu incluir para o mercado português um capítulo sobre o escândalo no BES sob o título: "Até o Espírito Santo precisa de ser controlado".

Marc Roche defende que o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, já se devia ter demitido e acredita que o BES envolve actividades criminais, mas não será por os banqueiros mentirem no Parlamento que serão processados.

Referindo-se às irregularidades cometidas pela administração do BES, diz que há um sentimento que é transversal a todos os "banksters": a impunidade. 

Roche compara Salgado aos protagonistas de outros grandes escândalos financeiros dos últimos 15 anos: Dick Fuld (Lehman Brothers), Fred Goodwin (Royal Bank of Scotland), ou Baudouin Prot (BNP Paribas).

"Ricardo Salgado e os seus prejudicaram todo o crédito readquirido por Portugal junto dos mercados financeiros desde o seu resgate pela troika… após três anos de sacrifícios", refere.

A revolta dos pequenos investidores do BES também não é esquecida, mas Marc Roche pensa que está "condenada a não ter consequências".

Sem comentários: