quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Que tipo de testes existem para a Covid-19 e o que detectam?


Existem dois tipo de testes: um para infecções activas e outro para infecções prévias. 

O teste de PCR (polimerase chain reaction, ou, em português, reacção em cadeia da polimerase) é o principal teste para infecções activas, por causa da sua alta sensibilidade. O lado negativo deste teste é o preço elevado e o tempo demasiado longo para obter o resultado. Este teste é usado nos hospitais e em pessoas sintomáticas. 

O teste de antigénio é menos dispendioso e o resultado é obtido em pouco tempo (minutos) embora do ponto de vista de sensibilidade, seja francamente inferior, com falsos negativos que podem atingir os 50 por cento. Isto significa que uma pessoa pode estar infectada, mesmo tendo negativo este tipo de teste. Este teste é mais indicado no rastreio em escolas ou universidades em que os responsáveis tentam saber a prevalência do vírus nestes locais ou no rastreio da população em geral . Nos casos sintomáticos, a melhor escolha será sempre o teste de PCR. 

Em relação ao teste do anticorpo, que determina se uma pessoa foi infectada no passado, pode não ser eficaz porque os anticorpos desaparecem após algum tempo (ainda não é certo quanto) e esta ausência pode significar simplesmente a não presença na circulação sanguínea. Esta dúvida continua por esclarecer nos meios científicos. 

(Fonte da informação: Association of American Medical Colleges – AAMC, “Your covid 19 testing questions – answered”)

Sem comentários: