domingo, 19 de junho de 2016

Governantes por pontos

Com a devida vénia, eis o artigo de opinião, com o mesmo título, da autoria do dr José Manuel Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Médicos, publicado no passado dia 16 de Junho no jornal diário "Correio da Manhã":

«Tal como na condução, deveria ser aplicada aos governantes uma espécie de carta por pontos. A cada político nomeado para um cargo público, sobretudo na área da gestão e governação, seriam atribuídos 20 pontos.

Em seguida, por cada decisão estúpida, tecnicamente errada ou insuficiente, retirar-se-ia um determinado número de pontos, consoante a gravidade da ‘infração’, número esse que poderia ser determinado por um coletivo de juízes, especialmente nomeados e diferenciados para esta missão. Gastos os pontos de crédito, a demissão seria obrigatória. Era uma excelente forma de nos livrarmos dos maus políticos...

Vem esta lucubração a propósito da Portaria 262/2011, que obriga as crianças que se queiram inscrever em creches a apresentar uma comprovação do seu grupo sanguíneo, uma imposição desprovida do mais singelo bom senso e sem qualquer racional clínico, da qual só agora tive conhecimento. Para quê sujeitar as crianças a uma picada desnecessária?

Pela enorme estultícia, eu retiraria 4 pontos ao ministro que assinou a Portaria, que deve ser rapidamente corrigida pelo atual governante com a competente tutela. A persistência no erro obrigaria a retirar 7 pontos...»

Sem comentários: