A polícia belga fez um alerta contra a utilização dos novos botões de gosto do Facebook, as reacções introduzidas há alguns meses para expressar alegria ou tristeza. Segundo a polícia, a rede social está a utilizar a informação recolhida para decidir que anúncios mostra a cada pessoa.
Assim, aconselha os utilizadores do Facebook a evitarem usar esta funcionalidade para protegerem a sua privacidade.
"Ao limitar o número de botões de reacções a seis, o Facebook está a contar que expresse os seus pensamentos mais facilmente para que os algoritmos que correm no programa sejam mais eficazes", diz a mensagem publicada na página da polícia na internet. Isto ajuda o Facebook a "determinar a melhor altura para mostrar conteúdos que podem suscitar o seu interesse", nomeadamente percebendo quando o utilizador está mais bem-disposto.
Não é a primeira vez que surgem alertas para a quantidade de informação que os utilizadores do Facebook disponibilizam à empresa e a outras empresas, muitas vezes de forma inconsciente, através das suas acções.
A polícia belga lembra que "os utilizadores também são um produto para o Facebook", que é um "campeão de marketing".
(Notícia publicada ontem no jornal "Diário de Notícias" online, intitulada «Polícia belga alerta contra uso de "gostos" e "reações" no Facebook»
Sem comentários:
Enviar um comentário