domingo, 15 de maio de 2016

Giovanni Bolzoni

Giovanni Bolzoni, violinista, compositor e pedagogo italiano, nasceu no dia 15 de Maio de 1841 em Parma.

Bolzoni perdeu o pai quando ainda era criança e a família era muito pobre, no entanto teve, gratuitamente, lições de solfejo por parte de um membro do coral do Teatro Regio. Depois disso, estudou violino, canto, piano, harmonia e composição durante sete anos no Conservatório Arrigo Boito de Parma.

Depois de se diplomar em 1859, Giovanni Bolzoni iniciou as suas actividades em 1864 como primeiro violino (com funções suplementares de ensino) no Teatro Municipal de Reggio Emilia, depois no teatro de Cremona e, em 1876, em Savona. Ensinou violino e dirigiu depois várias épocas de ópera nos grandes teatros italianos. Em 1874 ganhou um concurso e foi nomeado director musical do Instituto F. Morlacchi, em Perúgia, onde permaneceu até 1876. Mudou-se para Turim e por recomendação de Verdi obteve a direcção do Teatro Regio por um período de cinco anos (1884-1889). Em Julho de 1887 Bolzoni tornou-se director do conservatório de música de Turim; sob a sua direcção a escola evoluiu e multiplicou as disciplinas. De entre os seus alunos mais notáveis figuram os compositores Carlo Adolfo Cantù, Giuseppe Blanc, Edgar Varèse e Leone Sinigaglia.

Em 1884 Giovanni Bolzoni dirigiu a estreia da versão revista da ópera de Puccini Le Villi, acolhida positivamente pela crítica.

Bolzoni distingue-se pela música de câmara e por numerosas composições sinfónicas concebidas para manter a tradição da música instrumental italiana.

Giovanni Bolzoni morreu em Turim a 21 de Fevereiro de 1919.

Sem comentários: