Este ano estão a nascer mais crianças em Portugal e 2015 pode mesmo marcar uma inversão na curva da natalidade do país, que há há mais de 50 anos mantém uma linha descendente.
Efectivamente, o número de nascimentos continua a subir, com o primeiro semestre a manter a tendência verificada no final do ano passado.
Os números são do Instituto Ricardo Jorge e levam em consideração, além do número de nascimentos, o número de exames de diagnóstico precoce (o denominado vulgarmente "teste do pezinho"), que é obrigatório pouco após o nascimento.
As mulheres com mais de 25 anos e até ao limite da idade fértil, são as que mais têm contribuído para o aumento da natalidade. Até Julho, nasceram mais 1.500 bebés do que em igual período de 2014. São, em média, mais sete bebés por dia.
O Porto lidera com 8.847 nascimentos (mais 450 do que nos primeiros sete meses do ano passado). Aveiro, pelo contrário, é o distrito com menos nascimentos, apenas 2.371 desde Janeiro e menos 56 do que em igual período de 2014.
Os distritos de Bragança, Guarda, Setúbal, Beja e a Região dos Açores também contrariam a tendência ascendente, com menor número de nascimentos.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas no ano passado nasceram 82367 bebés em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário