terça-feira, 18 de agosto de 2015

Antonio Salieri

Antonio Salieri, compositor italiano de música sacra, clássica e de ópera, e director de orquestra, nasceu no dia 18 de Agosto de 1750 em Legnano, província de Verona. Foi compositor oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria e mestre de capela da corte de Viena.

Desempenhou um papel importante na música clássica do século XIX e ensinou compositores famosos como Ludwig Van Beethoven, Carl Czerny, Johann Nepomuk Hummel, Franz Liszt, Giacomo Meyerbeer, Ignaz Moscheles, Franz Schubert e Franz Xaver Süssmayr.

Salieri viu o seu nome ligado a uma presumida rivalidade com Wolfgang Amadeus Mozart, rivalidade que incluiu, além disso, acusações de plágio e, ainda mais grave, de ter provocado a morte do compositor de Salzburgo, episódio sem qualquer fundamento histórico.

A obra de Antonio Salieri, influenciada por Christoph Willibald Gluck, abrange cerca de 40 óperas, música religiosa e música instrumental.

Salieri morreu em Viena, no dia 7 de Maio de 1825. Foi sepultado no Matzleinsdorfer Friedhof, mas os seus restos mortais foram transferidos mais tarde para o Cemitério Central de Viena, Áustria. No seu serviço fúnebre, o seu próprio requiem em Dó menor, composto em 1804, foi executado pela primeira vez.

Sem comentários: