René-Theophile-Hyacinthe Laënnec, médico francês, inventor do estetoscópio e iniciador da técnica de auscultação no exame médico, nasceu no dia 17 de Fevereiro de 1781 em Quimper, Bretanha.
René Laënnec era filho e neto de advogados. Sua mãe, Michelle Guesdon, morreu em 1786, vítima de tuberculose, quando René tinha apenas 5 anos.
Seu pai, então tenente no ministério da marinha em Quimper, não podia ocupar-se dele. Depois de o ter confiado a um tio,
reitor em Elliant, René Laënnec foi depois, em 1797, acolhido por Guillaume François Laënnec, outro dos seus tios, médico em Nantes, professor e director da escola médica, que havia sido reitor da Universidade de Nantes.
Seguindo o exemplo deste seu tio, René Laënnec inicia os estudos de medicina. Em 1800, encontra-se a estudar em Paris sob a direcção de Jean-Nicolas Corvisart no Hôpital de la Charité e de outros professores como Guillaume Dupuytren. Torna-se médico em 1804. Pratica depois anatomia patológica com Gaspard Laurent Bayle. Estuda as doenças a partir das lesões encontradas na autópsia, em particular a cirrose do fígado. (continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário