segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sigiswald Kuijken

Sigiswald Kuijken, violinista e director de orquestra belga, nasceu no dia 16 de Fevereiro de 1944 em Dilbeek, perto de Bruxelas. Foi um dos pioneiros da pesquisa sobre técnica de interpretação nos instrumentos de corda da época barroca e redescobriu o  violoncello da spalla ("violoncelo de ombro").

Sigiswald Kuijken estudou nos conservatórios de Bruges e de Bruxelas onde ganhou o seu primeiro prémio de violino em 1964. Com a idade de sete anos teve o seu primeiro contacto com instrumentos do Renascimento, mas apenas em 1969 começou a interessar-se pelos antigos instrumentos de música. Foi professor de violino barroco no Conservatório de Haia de 1971 a 1996 e no Conservatório de Bruxelas de 1993 a 2009.

Em 1972 Sigiswald Kuijken fundou, com Gustav Leonhardt, o conjunto barroco La Petite Bande, com o qual gravou numerosas obras dos grandes mestres alemães, franceses e italianos dos séculos XVII e XVIII: Muffat, Corelli, Bach, Rameau, Mozart, Couperin. Trabalhou várias vezes, no seu repertório de música barroca, com os cravistas Gustav Leonhardt e Robert Kohnen.

Em 1986, Sigiswald Kuijken fundou o Quatuor Kuijken, com o qual se dedicou ao repertório clássico e romântico. Com os seus colegas Marie Leonhardt, Reinhard Goebel em Colónia e Eduard Melkus em Viena, tem sido um dos primeiros grandes pedagogos do violino barroco.

Os dois irmãos de Sigiswald Kuijken, Barthold Kuijken (flauta) e Wieland Kuijken (violoncelo e viola da gamba), são também músicos de renome internacional.

Sem comentários: