quarta-feira, 29 de outubro de 2014

"Farmacêuticas da Treta" - o novo livro de Ben Goldacre

Neste livro, "Farmacêuticas da Treta", tradução portuguesa do original inglês Bad Pharma, Ben Goldacre escreve sobre a indústria farmacêutica global, um negócio de 600 mil milhões de dólares onde reina a corrupção e a ganância. O livro é uma denúncia clara de como a ciência tem vindo a ser distorcida e de como seria fácil consertá-la.

Ben Michael Goldacre, psiquiatra e escritor britânico, é autor da coluna Bad Science do jornal The Guardian e de um livro com o mesmo título, publicado pela Fourth Estate em Setembro de 2008 e traduzido em português sob o título "Ciência da Treta", editado em 2009 também pela Editora Bizâncio.

.../...«A evidência é a única possibilidade que temos de saber se alguma coisa resulta, ou não, em medicina. Progredimos testando coisas, o mais cautelosamente possível, em ensaios comparativos, e reunindo toda a evidência. Este último passo é crucial: se escondo do leitor metade dos dados, é muito fácil para mim convencê-lo de algo que não é verdade. Se lanço uma moeda cem vezes, por exemplo, mas só o informo das vezes em que saiu caras, posso convencê-lo de que a moeda tem caras nas duas faces. Mas isso não quer dizer que tenho realmente uma moeda com duas caras: quer dizer que estou a induzi-lo em erro e que o leitor é um tolo por me deixar fazê-lo. É exactamente a situação que toleramos, e sempre tolerámos, em medicina. Os investigadores são livres de realizar todos os ensaios que quiserem e,depois, escolhem os que publicam.

As repercussões desta situação vão muito além dos erros em que os médicos são induzidos sobre os benefícios e danos das intervenções nos doentes, e muito além dos ensaios. A investigação médica não é uma ocupação académica abstracta: é sobre pessoas pelo que, sempre que não publicamos uma peça de investigação, expomos gente real, viva, a sofrimentos desnecessários e evitáveis.».../...

Ler mais, aqui .

Sem comentários: