terça-feira, 15 de abril de 2014

Tomar conta dos netos uma vez por semana ajuda as avós a manterem-se mentalmente aptas

Tomar conta dos netos uma vez por semana ajuda as avós a manterem-se mentalmente aptas. Este é o resultado de um estudo australiano publicado na revista científica "Menopause". 

O estudo (1) faz parte do "Women's Healthy Aging Project" e incluiu 186 mulheres australianas com 57 a 68 anos de idade, das quais, 120 eram avós. As participantes fizeram três testes diferentes de capacidade mental e relataram se tinham ou não a impressão de que seus próprios filhos tinham sido particularmente exigentes no ano anterior. Essas mães que tomavam conta dos netos uma vez por semana obtiveram melhores resultados em dois de três testes.

No entanto, as avós que tomavam conta dos netos cinco ou mais dias por semana saíram-se significativamente pior em um dos testes que mediu a memória funcional e a velocidade de processamento mental. Esse resultado foi de certa forma surpreendente para os autores do estudo, que consideram a seguinte explicação razoável: quanto mais tempo as avós tomavam conta de seus netos, mais elas tinham a sensação de que seus filhos exigiam demais delas. Assim, o estado afectivo pode ser crítico para a variação dos resultados. Os autores prosseguem actualmente o estudo com mais pesquisas. 

(1) Role of grandparenting in postmenopausal women's cognitive health: results from the Women's Healthy Aging Project [Burn, Katherine F. BSc(Hons); Henderson, Victor W. MD; Ames, David MD; Dennerstein, Lorraine PhD, MBBS; Szoeke, Cassandra PhD, FRACP, MBBS, BSc(Hons)]

Sem comentários: