segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nikolai Petrov

Nikolai Arnoldovich Petrov, pianista russo, nasceu em Moscovo no dia 14 de Abril de 1943.

Filho do violoncelista Arnold Ferkelman e neto do baixo de ópera Vasily Rodionovich Petrov, Nikolai Petrov começou a estudar piano com três anos de idade. Teve depois Tatyana Kestner como professora na Escola Central de Música do Conservatório de Moscovo. Em 1961 ingressou na classe de Yakov Zak do próprio Conservatório. Ganhou subsequentemente o segundo prémio no Concurso Internacional de Piano Van Cliburn, em Fort Worth, Texas e o segundo prémio no Concurso Internacional de Música Queen Elisabeth, em Bruxelas.

Terminado em 1968 o seu ciclo de aperfeiçoamento no Conservatório de Moscovo, Petrov iniciou a sua carreira de concertista, frequentemente como solista de orquestras sinfónicas do mundo inteiro. O seu repertório incluía obras clássicas e românticas, mas também algumas composições de Aram Khatchatourian, Tikhon Khrennikov, Rodion Chtchedrine e Andreï Echpaï. Foi um dos últimos artistas a receber o título de Artista do Povo da URRS, em 1991.


Nikolai Petrov tornou-se entretanto membro de Conselho Presidencial para a Cultura. Presidia também a uma associação de apoio aos jovens músicos com talento. Continuou a dar concertos e a integrar júris de numerosos concursos internacionais, até à sua hospitalização, na primavera de 2011. De facto, Petrov sofreu um acidente vascular cerebral em Maio desse ano, durante uma visita a Minsk, onde se deslocara para a inauguração do fórum musical "A Magia do Piano", organizado pela Filarmónica Estatal da Bielorrússia. Viria a falecer no dia 3 de Agosto do mesmo ano.

Sem comentários: