quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Certidão de óbito na Internet? Quando? Onde? Como?

No passado dia 3 de Abril, foi publicada, em Diário da República, a Lei n.º 15/2012, que cria e regula o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO), estando previsto para este mês de Setembro um "período experimental" definido no diploma.

Os objectivos da nova lei são a desmaterialização dos certificados de óbito, o tratamento estatístico das causas de morte e a actualização da base de dados de utentes do Serviço Nacional de Saúde e do correspondente número de identificação, atribuído no âmbito do registo nacional de utentes (RNU).

Na altura da publicação da lei, o director-geral da Saúde, Francisco George, falou sobre os "imensos benefícios" que serão alcançados "no plano da análise de informações que se referem às causas de mortalidade", uma vez que os médicos irão passar a preencher os certificados de óbito numa plataforma electrónica.

O sistema actual de certificação de óbitos em Portugal tem mais de um século de existência e não permite fazer análises precisas das causas de morte.

Estamos a 5 de Setembro e os médicos não receberam ainda qualquer indicação acerca deste assunto. Afinal como vai ser? Onde está a regulamentação da Lei? 

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