Josef Anton Bruckner, compositor austríaco, nasceu no dia 4 de Setembro de 1824 em Ansfelden, uma pequena cidade do norte da Áustria.
Católico devoto, os seus estudos musicais prolongaram-se até à idade de 40 anos, sob a direcção de Simon Sechter e Otto Kitzler. Este último introduziu-o no universo musical de Richard Wagner, que Bruckner estudou extensivamente desde 1863. Depois de terminar os seus estudos escreveu a sua primeira obra considerada madura, a "Missa em Ré Menor".
Organista na Catedral de Viena (1856) e na corte de Viena e professor no Conservatório de Viena a partir de 1867, foi um dos mais importantes e significativos sinfonistas, embora se tenha conseguido impor com grandes dificuldades. A sua linguagem musical apresenta uma profunda religiosidade, por vezes ingénua, mas plena de vitalidade, como acontece, por exemplo, nos seus scherzos. São características do seu estilo a construção de frases de grande envergadura, a utilização da pausa geral como meio estrutural, os longos sinais de suspensão, frequentes temas de tipo coral nos movimentos finais e, nos scherzos, a predilecção por temas campestres.
As suas obras mais importantes são nove sinfonias, três grandes missas, um Te Deum, numerosas obras corais, composições para órgão e um quinteto de cordas.
Anton Bruckner faleceu em Viena, a 11 de Outubro de 1896.
Sem comentários:
Enviar um comentário