Durante a denominada silly season quando não há notícias inventam-se notícias. A TVI parece ser perita nesta matéria. No jornal da noite de ontem, domingo, apresentou uma reportagem sobre uma "consulta destinada a bebés irritáveis e pais angustiados" no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, por onde "passam cerca de 30 crianças por ano". Uma verdadeira multidão, como se vê...
Para além de insinuações sobre eventuais erros de diagnóstico acerca das consideradas causas habituais de choro persistente nos bebés, o médico (?) entrevistado assumia que em muitos casos,
a causa do choro é uma depressão, porque
apesar de pequenos, também os bebés podem sofrer de depressão. Claro que não apresentou qualquer fundamento ou estudo para basear esta brilhante e notável descoberta/conclusão/suposição.
Como se os bebés possuíssem já completo desenvolvimento neuro-fisiológico e, consequentemente, psíquico e mental, para poderem sofrer de algum tipo de doença depressiva!
Mas não há nada melhor que uma nova forma de disease mongering para agitar as massas e promover o cada vez mais florescente comércio da saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário