sábado, 5 de junho de 2010

A Ciência, a Razão e a Fé: homenagem ao Padre João Resina Rodrigues

Em 2007, numa entrevista a António Marujo, do jornal “Público”, explicava a sua paixão pela física, anterior à sua ordenação de padre:

“Desde novo, achei interessante o conhecimento rigoroso. Quando acabei o liceu, hesitei se ia para Física ou Engenharia. Acabei por ir para Engenharia, talvez porque o Técnico tinha fama e a Faculdade de Ciências tinha pouca fama. Durante o Técnico, achei muito importante o pensamento rigoroso. Ao mesmo tempo, cresceram em mim as outras perguntas e achei que as coisas se não opunham, mas que são duas facetas do ser humano e minhas. É muito importante ser capaz de me interessar pelo rigor das coisas e ser capaz de perceber que a vida tem opções fundas que não se tomam pela matemática ou pela física. Ninguém vai para a guerra, casa ou vai para o convento por causa de um teorema de matemática ou de física”. Mais adiante, afirmava: “Acredito na vida eterna, acredito que os processos biológicos têm fim e que, em todo o caso, o homem não é só biologia. Por isso, acredito que o homem vai para Deus”.

O Padre João Manuel Resina Rodrigues nasceu em Carnaxide, concelho de Oeiras,em 1930. Morreu há dois dias, após vários meses passados em estado de coma, em sequência de uma queda. Foi ordenado em 1959, já depois de ter obtido a licenciatura em Engenharia Química, no Instituto Superior Técnico, no ano de 1953. Doutorou-se em Filosofia, em 1969. Publicou obras sobre Física, História e Filosofia das Ciências.

(adaptado do jornal online "Página 1", 2010.06.04) (link)

Sem comentários: