SEXO - definido pelas características cromossómicas, hormonais e anatómicas que levam à atribuição de sexo masculino ou feminino a um determinado individuo.
GÉNERO - conjunto de características e condutas que, numa determinada sociedade, são atribuídas de modo distinto a homens e a mulheres.
IDENTIDADE DE GÉNERO - percepção intrínseca de uma pessoa ser homem, mulher ou ter alguma identidade alternativa ou combinação de várias (transgénero, queer, etc.). A identidade de género de uma pessoa pode ou não corresponder ao sexo atribuído à nascença.
EXPRESSÃO DE GÉNERO - qualquer forma de expressão pela qual cada pessoa manifesta a sua pertença de género, através da aparência física, dos comportamentos de interacção com os outros e da linguagem.
PAPEL DE GÉNERO - comportamentos, papéis, actividades e outros atributos que são socialmente construídos numa determinada sociedade, entendidos como femininos e masculinos.
DISFORIA DE GÉNERO - refere-se ao sofrimento que pode acompanhar a incongruência entre género expresso e o género atribuído à nascença.
NÃO CONFORMIDADE DE GÉNERO/VARIABILIDADE DE GÉNERO - não enquadramento face às normas culturais atribuídas a um determinado género, naquilo que diz respeito à identidade, aos papeis ou à expressão pessoal de género.
TRANSEXUAL - pessoa que deseja mudar ou já mudou as suas características sexuais primárias e/ou secundárias através de intervenções médicas (terapia hormonal e/ou cirurgia) de feminização ou masculinização.
TRANSGÉNERO - adjectivo aplicado a um grupo diversificado de indivíduos que transitam ou transcendem as categorias de género culturalmente definidas. A identidade de género das pessoas transgénero difere em vários graus do género atribuído à nascença.
Sem comentários:
Enviar um comentário