Ontem, em entrevista ao jornal diário "Público", o epidemiologista Manuel Carmo Gomes disse que o número de casos diários de covid-19 registados em Portugal em Abril deste ano é cerca de 20 vezes superior ao valor registado no mesmo mês do ano passado. Em Abril de 2021, o número de casos por dia, em média, "rondava os 500 e, neste momento, está entre 9000 e 10.000". Ao mesmo tempo, cerca de 25% dos resultados são positivos por cada cem testes realizados à covid-19, com o especialista a destacar que, embora os testes agora só se façam quando há uma suspeita de infecção, este é um valor de positividade "altíssimo" e que se encontra acima do limiar dos 4%.
É também por isso que o número, em termos absolutos, de mortes por covid-19 registado em Abril deste ano no país é quase cinco vezes superior ao valor reportado no mesmo mês de 2021. Em Abril do ano passado, o país registou 117 mortes causadas pela doença, um valor que se aproxima agora de 500. Porém, a letalidade - o quociente entre o número de óbitos e de casos -, que está relacionada com o "perigo que a doença representa em termos de risco de morrer", é actualmente "cerca de cinco vezes inferior, comparativamente a Abril de 2021". Na altura, a letalidade da covid-19 "era aproximadamente 1% e agora é cerca de 0,2%", referiu Manuel Carmo Gomes.
Porém, o especialista destacou uma situação "preocupante na África do Sul" causada por duas subvariantes da Ómicron e alerta que “Portugal - como, aliás, toda a Europa - não está livre de voltar a ter um grande ressurgimento".
Sem comentários:
Enviar um comentário