Eis a opinião de Carlos Barbosa, Presidente do "Automóvel Club de Portugal", publicada na revista "ACP" número 771, de Fevereiro de 2019, sob o título "E quanto vale um elétrico daqui a quatro anos?". Com a devida vénia,

Vamos a factos: mesmo na Alemanha, não são todos os carros a diesel que estão proibidos de circular nas cidades. Apenas os anteriores a norma Euro 5 e já existem veículos muito próximos do Euro 7 que podem andar em todo o lado. As limitações aos carros a diesel apenas se colocam para os mais antigos, logo mais poluentes. Caso do parque automóvel nacional, dos mais envelhecidos da Europa, coisa que não parece preocupar o Ministro do Ambiente.
E se os carros a diesel fossem proibidos de circular nas cidades, o que acontecia ao parque das polícias, das forças armadas, Bombeiros, INEM, que muito dele nem as zonas de emissões reduzidas respeita? E o parque de pesados de mercadorias? Como seriam abastecidas as cidades? Na sua outra tutela, a da transição energética, o cenário também é claro: ao contrário da Noruega, onde cada casa tem uma garagem, em Portugal são poucos os que tem estacionamento próprio. Como são feitos os carregamentos? E quem paga a conta da luz? Os condomínios?
O mercado é, porém, soberano. O preço dos automóveis não vai baixar nem os elétricos vão custar metade. E as energias alternativas? Onde existem em quantidade para fornecer os carros elétricos? Sejamos realistas. Os elétricos serão uma alternativa, mas o futuro vai ter sempre em maioria motores a combustão "plug-in" e cada vez mais limpos.»
Sem comentários:
Enviar um comentário