quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Cirurgia plástica para melhorar a aparência nas redes sociais!

Dismorfia corporal de Snapchat - uma nova entidade

Especialistas alertaram que o uso difundido de selfies com filtros poderia levar ao desenvolvimento de transtorno dismórfico corporal (TDC).

Em novo comentário publicado no JAMA Facial Plastic Surgery, os autores descrevem como, na pesquisa anual de 2017 da Academia Americana de Plástica Facial e Cirurgia Reconstrutiva (American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery, AAFPRS), os cirurgiões identificaram, pela primeira vez, uma tendência de pacientes que querem fazer cirurgia para melhorar a sua aparência nas redes sociais. Dados mostram que 55% dos cirurgiões relataram ter atendido pacientes pedindo para melhorar sua aparência nas selfies, em comparação com 42% de 2015.


"Antigamente, os pacientes traziam imagens de celebridades para as consultas querendo imitar as suas características atraentes. Um novo fenómeno apelidado de "dismorfia de snapchat" é quando os pacientes querem uma cirurgia cosmética para se parecerem com as versões fotográficas, deles mesmos, com filtros, ao invés de querer lábios mais grossos, olhos maiores ou nariz mais afilado" escreveram os autores. Eles enfatizam que nesses casos a cirurgia não irá melhorar o TDC, se existir, e afirmam que o tratamento deveria incluir intervenções psicológicas. Disseram também que o tratamento também deveria incluir uma abordagem empática por parte dos clínicos.

"É importante que os clínicos entendam as implicações da mídia social na imagem corporal e auto-estima para melhor tratar e aconselhar os seus pacientes”, concluíram os autores.

Referências:

Sem comentários: