quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Utentes estão a fazer gravações secretas de consultas médicas

Pesquisas recentes sugerem que há pacientes que estão a gravar as suas consultas médicas, com crescente frequência, inclusive às escondidas. Num levantamento efectuado no Reino Unido, 15% dos entrevistados indicou já ter gravado uma visita clínica em segredo, enquanto 11% conhecia alguém que havia gravado uma visita clínica em segredo. Num recente  Viewpoint publicado no JAMA , os autores lembram que qualquer smartphone é capaz de gravar conversas e que isso pode tornar-se uma prática cada vez mais comum. 


Apesar de a ideia de ser gravado e o potencial de que estas gravações sejam usadas como base para uma ação legal poder preocupar muitos médicos, os autores salientam o valor destas gravações em áudio. Uma análise de 33 estudos mostrou que pacientes que haviam gravado a consulta tinham um maior entendimento e lembravam-se melhor das questões médicas que haviam sido discutidas.

"A assistência à saúde em geral está a caminhar para uma maior transparência, e as gravações de pacientes irão tornar-se ainda mais comuns", disse o autor, professor Glyn Elwyn. "Isto significa que seria extremamente benéfico que grupos de defesa de pacientes, organizações de assistência à saúde, provedores e decisores políticos trabalhassem juntos para desenvolver directrizes e políticas claras sobre o uso responsável e positivo de gravações feitas abertamente".

Sem comentários: