quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Andy Warhol morreu no dia 22 de Fevereiro de 1987

Self-Portrait, Andy Warhol, 1986, The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc./ARS, NY and DACS, Londres 2014
Morreu "serenamente, durante o sono, devido a um ataque cardíaco", informava o jornal "Diário de Lisboa" a 23 de Fevereiro de 1987, um dia depois do óbito. Andy Warhol não resistira a uma operação à vesícula biliar e falecera numa cama de hospital, em Nova Iorque, presumivelmente aos 58 anos.

Criador em escala múltipla, nas artes plásticas, no cinema, nas revistas, Andy Warhol dizia suspeitar que, em vez de viver a vida, estava a ver a própria vida num programa de televisão. Era introvertido e desajeitado, mas hoje apontam-no como precursor da era dos reality shows e das estrelas instantâneas do "YouTube" e do "Instagram". Evidentemente, só ele poderia ser dado como autor da frase "no futuro, qualquer pessoa terá 15 minutos de fama mundial", que terá escrito em 1968 na folha de sala de uma exposição em Estocolmo.


No seu obituário, o New York Times recordou as suas muitas frases de fazer tremer o sistema. "Art é um nome de homem", respondeu um dia a quem lhe pediu uma definição sobre arte. "Ser bom no negócio é a mais fascinante forma de arte".
Após a morte do artista nova-iorquino foi criada, por indicação sua, a "Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais", que se dedica ao desenvolvimento das artes visuais.

Sem comentários: