sábado, 17 de setembro de 2016

Saverio Mercadante

Giuseppe Saverio Raffaele Mercadante, compositor italiano, nasceu no dia 17 de Setembro de 1795 em Altamura, província de Bari.

Saverio Mercadante estudou no Conservatório de Nápoles, onde foi aluno de Zingarelli. Mais tarde, seria nomeado director do Conservatório, numa escolha em que o outro nome era Donizetti.

As primeiras óperas de Saverio Mercadante sofreram influência de Gioachino Rossini e, a partir de 1835, quando foi morar para Paris, Meyerbeer passou a ser a sua principal referência.

Saverio Mercadante foi mestre de capela nas Catedrais de Novara e Lanciano. Escreveu música religiosa, nomeadamente 20 missas, cantatas religiosas e profanas e 60 óperas.

A primeira ópera de Saverio Mercadante foi L'Apoteosi d'Ercole (1819). As suas óperas mais conhecidas são Elisa e Claudio (1821), I Briganti (1836) e Orazi e Curiazi (1846).

A visão de Saverio Mercadante começou a deteriorar-se drasticamente depois dos sessenta anos de idade, acabando por ficar completamente cego. Morreu a 17 de Dezembro de 1870, rodeado por respeito geral, mas considerado como pertencendo a um mundo  ultrapassado.

Sem comentários: