Anna Yuryevna Netrebko, soprano lírica russa, muito apreciada pela sua voz de uma pureza espantosa, de precisão e extensão, nasceu no dia 18 de Setembro de 1971 em Krasnodar.
Filha de um geólogo, o primeiro trabalho de Anna Netrebko foi o de lavar o chão no Teatro Mariinsky, de São Petersburgo, sede da Ópera de Kirov. Lavou-o durante anos. E ouviu, ouviu, ouviu. Paralelamente, recebeu aulas de canto pagas, justamente, como o dinheiro ganho a lavar o soalho do teatro.
Foi naquele teatro que Anna Netrebko chamou a atenção do maestro Valery Gergiev, que se tornou seu orientador vocal. Guiada por Gergiev, fez a sua estreia, aos 22 anos de idade, no Mariinsky, como "Susanna" em Le Nozze di Figaro. Depois disso, Anna Netrebko desempenhou diversos papéis juntamente com a companhia, como "Pamina" em Die Zauberflöte (A Flauta Mágica) e "Rosina" em Il Barbiere di Siviglia.
A Deutsche Grammophon assinou, há anos, com Anna Netrebko, um contrato de exclusividade.
A discografia de Netrebko é cativante: uma nova e muito celebrada versão da Traviata, de Verdi, um disco com árias da sua Rússia natal, outro disco com árias das óperas mais famosas de Mozart (de Così fan Tutte a Don Giovanni), um disco de árias românticas com aquele que tem sido o seu "par" mais constante, Rolando Villazón, todos de 2006 e 2007 e, antes desses, dois discos a solo, um deles, "Sempe Libera", conduzido pelo muito reputado maestro Claudio Abbado.
Disse Anna Netrebko durante uma entrevista: «Quero ser diferente. Quero que as pessoas se lembrem de mim. Quero que gostem de mim. É pedir muito?»
Anna Netrebko tornou-se cidadã austríaca no fim de Julho de 2006.
Sem comentários:
Enviar um comentário