sábado, 25 de junho de 2016

Brexit: aproveitemos a oportunidade

Com a devida vénia, eis o artigo de opinião de João Ferreira do Amaral, intitulado "Brexit", publicado ontem no site da Rádio Renascença:

«Quebrou-se um tabu. O Reino Unido, por vontade própria decidiu, contra ventos e marés, sair da União Europeia. A saída traz consigo ao mesmo tempo um grande risco e uma grande oportunidade. E para o nosso País a necessidade imperiosa de mudar as suas opções externas.

O risco grande – tão grande, aliás, que me fazia preferir que o Reino Unido se mantivesse na União, é que a saída leve a uma espécie de autonomização da zona euro com um reforço do centralismo, já hoje insuportável, por parte da Alemanha que exercerá mais facilmente a sua hegemonia. Se tal suceder, Portugal deverá quebrar outro tabu e sair do euro, enquanto ainda não desapareceu como estado soberano.

A grande oportunidade surgirá se o caso britânico, acompanhado perla impressionante vaga crítica que hoje avassala a União levar a uma reformulação de alto a baixo das instituições comunitárias que reconheça que os estados membros necessitam de retomar alguns dos poderes essenciais de que as instituições comunitárias se apropriaram, que tome consciência de que a zona euro não funciona nem funcionará nunca, que compreenda enfim que punir países como a Grécia foi punida é puro bullying que pensávamos ter terminado com a II Guerra Mundial.

Aproveitemos esta oportunidade. Será essencial para mantermos a paz na Europa.

Quanto a Portugal, as suas opções de política externa devem agora mudar e repor nas suas prioridades o reforço das relações com o Reino Unido.»

Sem comentários: