quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vergílio Ferreira

Vergílio António Ferreira, escritor português, nasceu no dia 28 de Janeiro de 1916 em Melo, Gouveia.

Vergílio Ferreira foi seminarista no Fundão durante seis anos. Em 1936, deixou o seminário e concluiu o Curso Liceal no Liceu da Guarda. Licenciado em Filologia Clássica em 1940, pela Universidade de Coimbra, foi professor liceal em Faro, Bragança, Évora e Lisboa, onde acabou por se fixar, leccionando o resto da sua carreira no Liceu Camões. Casou, em 1946 com Regina Kasprzykowsky, professora polaca que se encontrava como refugiada da guerra em Portugal e com quem Vergílio ficou até à sua morte.

Escritor dos mais representativos das letras portuguesas da segunda metade do século XX, a vivência de Vergílio Ferreira fechou-se no labirinto do existencialismo sartriano.

O quase abandono dos pais que emigraram para os Estados Unidos e o deixaram entregue a umas tias apenas com 3 anos, a pobreza e o isolamento dos anos que passou no seminário fizeram de Vergílio Ferreira uma pessoa insegura. O sentimento de o mundo estar sempre em falta para com ele, o nunca se sentir suficientemente reconhecido, suficientemente amado são visíveis na sua obra e na sua vida. As suas inseguranças crónicas oscilam com momentos de megalomania em que se acha "o melhor escritor do mundo", como escreveu no diário (Conta-corrente III).

A 3 de Setembro de 1979 foi atribuída a Vergílio Ferreira a insígnia de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Vergílio Ferreira faleceu em Lisboa, no dia 1 de Março de 1996.

Sem comentários: