As embalagens dos medicamentos genéricos vão passar a ser todas iguais, nas suas cores ou dimensões, ficando apenas em destaque o nome da substância activa, com nome da marca mais reduzido. Esta é uma das medidas que o Ministério da Saúde quer tomar para incrementar o uso de genéricos e evitar trocas e confusões nas tomas dos medicamentos que podem pôr em causa a saúde de doentes.
A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (Apogen), bem como a Ordem dos Médicos, aplaudem a medida.
No encerramento do "Think Tank da Saúde", que decorreu no passado dia 14, o Secretário de Estado, Manuel Delgado, alertou para que «muitos doentes, principalmente idosos, têm tendência para tomar mais doses por dia, porque as embalagens são diferentes ou têm uma fantasia diferente».
O mesmo governante adiantou ainda que «as comparticipações de medicamentos com pouco valor acrescentado ou eficácia duvidosa vão ser reduzidas», acrescentando, no entanto, que «a estratégia global não é retirar comparticipação aos medicamentos».
(Adaptado de notícia publicada originalmente no jornal "TempoMedicinaOnline")

Sem comentários:
Enviar um comentário