terça-feira, 24 de novembro de 2015

Scott Joplin

Scott Joplin, compositor e pianista americano, considerado o ''pai do jazz'', e uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do ragtime clássico, com a possibilidade de admitir composições extensas, como óperas e sinfonias, terá nascido no dia 24 de Novembro de 1868 em Texarkana, Texas.

Considerado o inventor do jazz, apelidado de o "Rei do Ragtime", Joplin foi capaz de ampliar os seus talentos com a música que ouvia ao seu redor, misturando a música clássica tradicional com música gospel afro-americana, músicas de plantação (os negros de então trabalhavam normalmente em plantações de algodão, consideradas o berço do blues), ritmos sincopados, blues e coros. Inventou, assim, uma nova maneira de compor música. A sua obra Treemonisha, foi a primeira grande ópera composta por um afro-americano.

Embora a música de Joplin fosse popular e recebesse royalties modestos, o músico não teve, durante a sua vida, reconhecimento como compositor sério. O músico recebeu esse respeito apenas postumamente, quando o seu trabalho voltou a ser publicado em 1972, sendo então aclamado pela comunidade em geral. Em 1973 a sua música foi considerada um retrato do movimento ragtime.

O Maple Leaf Rag tornou-se a primeira peça instrumental a vender mais de um milhão de cópias da partitura.

Joplin ficou emocionalmente abalado e mentalmente afectado após contrair sífilis. Passou os seus últimos anos, especialmente a partir de 1915, em lenta deterioração física e mental. Sucumbiu à doença em 1 de Abril de 1917, seis semanas após ter sido internado no "Bellevue Hospital", em Manhattan, Nova Iorque.

Em 1970 Joplin foi incluído no "Songwriters Hall of Fame" da National Academy of Popular Music. Em 1976 Joplin foi agraciado postumamente com o prémio "Pulitzer" pela sua contribuição para a música. Em 1977 a Motown Productions produziu o filme "Scott Joplin" que conta a história do músico. Em 1983 o United States Postal Service criou um selo em homenagem ao músico. Em 1989 Scott Joplin foi agraciado com uma estrela no "St. Louis Walk of Fame".

Sem comentários: