segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Hedy Lamarr

Hedy Lamarr, nome artístico de Hedwig Eva Maria Kiesler, actriz e inventora austríaca radicada nos Estados Unidos da América, nasceu no dia 9 de Novembro de 1914 em Viena.

Filha de pais judeus, de Gertrud, nascida Lichtwitz, a mãe, pianista,  nascida em Budapeste, numa família de classe média e de Emil Kiesler, o pai, natural de Lemberg, actual Lviv, na Ucrânia, director bancário, Hedy Lamarr estudou ballet e piano até aos 10 anos de idade. Desde pequena que Hedy Lamarr se destacou pela inteligência sendo considerada pelos professores como sobredotada. Começou a estudar engenharia aos 16 anos, mas três anos mais tarde, em 1933, abandonou esses estudos, seduzida pela sua veia artística, e iniciou-se no teatro de Berlim como aluna do director Max Reinhardt, que a considerou "a mais bela mulher da Europa". Aos 17 anos conseguiu o seu primeiro papel num filme alemão, mas foi o desempenho no filme Ecstasy, filme checo, feito em Praga em 1933, em que protagonizou o primeiro orgasmo feminino da história do cinema, que a colocou na ribalta, sob os olhares dos produtores de Hollywood. Ficou conhecida, desde então, como a Ecstasy Girl.

Mas Hedy Lamarr não ocupa lugar na história apenas pela sua presença no cinema. Foi também pioneira na área das tecnologias da comunicação. Em 1942 inventou e patenteou um sistema de comunicações secretas que se veio a tornar fundamental para as comunicações militares e para a telefonia móvel. O sistema que Lamarr desenvolveu, em parceria com o compositor George Antheil, um dispositivo que conseguia alterar as frequências dos sinais de rádio, impedindo que os inimigos durante a II Grande Guerra Mundial descodificassem as mensagens trocadas. Embora o sistema não tivesse sido utilizado, na altura, pelos militares, ele lançou as bases para tecnologias como a do Bluetooth, do GPS e do Wi-Fi, amplamente utilizadas actualmente.

Efectivamente, Antheil e Lamarr submeteram a sua ideia, em Junho de 1941, ao Departamento de Guerra norte-americano, que a recusou. Em Agosto de 1942, a invenção foi patenteada por Antheil e "Hedy Kiesler Markey", nome real de Hedy Lamarr. A versão inicial consistia na troca de 88 frequências e era feito para despistar radares, mas a ideia pareceu difícil de realizar nessa época.

E a ideia não foi concretizada até 1962, quando passou a ser utilizada por tropas militares dos E.U.A. em Cuba, quando a patente já expirara. A empresa "Sylvania" adaptou a invenção. Manteve-se ainda relativamente desconhecida até 1997, quando a "Electronic Frontier Foundation" deu a Lamarr um prémio pela sua contribuição. Em 1998, a "Ottawa Wireless Technology" desenvolveu Wi-LAN, Inc. "adquirindo 49% da patente de Lamarr" (Eliza Schmidkunz, Inside GNSS). Antheil morrera em 1959.

A ideia do aparelho de frequência de Lamarr e Antheil serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação, tal como COFDM usada em conexões de Wi-Fi e CDMA usada em telefones móveis.

Patentes similares foram registadas por outros países, como a Alemanha, onde os engenheiros da "Telefunken", Paul Kotowski e Kurt Dannehl, registaram as patentes em 1939 e 1940.

Sem comentários: