Ignaz Jakob Holzbauer, compositor austríaco do período barroco tardio, nasceu no dia 18 de Setembro de 1711 em Viena.
Por sugestão do Mestre da Capela Imperial Johann Joseph Fux, Holzbauer foi estudar para Veneza, onde entrou em contacto com os grandes mestres da escola veneziana, Vivaldi, Albinoni, Galuppi e Lotti. Foi posteriormente para Nápoles, onde completou a sua formação com Nicola Porpora e com Johann Hasse. Iniciou a sua actividade na ópera compondo Lucio Papiro, ópera representada a 12 de Outubro de 1737.
A 15 de Junho de 1753 Ignaz Holzbauer estreou na cidade alemã de Schwetzingen a fábula pastoral Il figlio della selva, obtendo um enorme êxito.
Em 1757 e em 1759 Holzbauer viajou novamente para Itália para apresentar algumas das suas óperas, como Nitteti e Alessandro nell’Indie.
Mestre de Capela da Corte, em Estugarda e em Mannheim, Ignaz Holzbauer escreveu mais óperas, entre as quais a ópera Günther von Schwarzburg (1776), baseada na vida do rei homónimo, que foi uma das primeiras óperas cantadas em alemão.
Em 1778 Holzbauer deixou Mannheim para entrar ao serviço do rei da Baviera em Munique, mas em 1781, afectado por forte surdez, regressou definitivamente a Mannheim, onde morreria dois anos mais tarde.
Seguindo os cânones da escola de Mannheim, Ignaz Holzbauer compôs também música sacra e mais de 60 sinfonias para pequenas e grandes orquestras, compostas. O seu estilo está em consonância com a estética do Sturm und Drang.
Sem comentários:
Enviar um comentário