"Um Crime, Um Castigo" (Engrenages, título do original francês) é a excelente série que a RTP2 tem estado a transmitir desde Abril e que irá manter-se ainda durante o mês de Junho.
Baseado em casos reais, decorre em Paris e arredores e o enredo segue a vida de agentes da polícia da capital francesa e de advogados e juízes que trabalham no Palácio da Justiça.
Ocupa-se do dia a dia de uma equipa de detectives de homicídios, liderada por uma capitã de grande profissionalismo e de métodos consistentes, Laure Berthaud (Caroline Proust), e aborda os meandros do sistema policial, da justiça e do poder em França. O enredo gira também em torno de um jovem e idealista procurador público adjunto, Pierre Clément (Grégory Fitoussi), que pela sua honestidade e rectidão vai ganhando inimigos entre políticos influentes. Há ainda um juiz incorruptível, François Roban (Philippe Duclos), e uma ambiciosa e fria advogada, Joséphine Karlsson (Audrey Fleurot).
Com a realidade frequentemente fora de controlo, os limites entre as vidas privadas e profissionais de cada personagem misturam-se e tornam-se cada vez mais complicados e os conceitos de "bem" e de "mal" tornam-se demasiado subjectivos ou confusos. "Um Crime, Um Castigo" é uma série com um enredo pleno de suspense, de cortar a respiração.
Esta série televisiva francesa foi criada por Alexandra Clert e Guy-Patrick Sainderichin, e produzida por Son et Lumière, com a participação do Canal+, Jimmy e da Ciné+ depois da 3.ª temporada. A cadeia britânica BBC Four associou-se também à produção nas 2.ª, 4.ª e 5.ª temporadas.
Sucesso nas exportações internacionais, já foi transmitida em mais de 70 países e chegou aos Estados Unidos da América em 2012, via Netflix.
Sem comentários:
Enviar um comentário