A chanceler alemã, Angela Merkel, passou o dia de ontem ao telefone com vários líderes internacionais, com destaque para o Presidente dos EUA, Barack Obama.
Barack Obama e Angela Merkel "concordaram ser fundamental fazer um esforço para regressar a um caminho que permita à Grécia retomar as reformas e o crescimento no seio da zona euro", indicou em comunicado a presidência dos Estados Unidos.
O programa de resgate da Grécia termina amanhã, terça-feira, e o Eurogrupo recusou alargar o prazo até ser conhecido o resultado do referendo, agendado para 5 de Julho.
Um porta-voz do governo alemão afirmou em Berlim que, devido ao agravamento da crise da dívida da Grécia, a Chanceler alemã, Angela Merkel, vai convocar os dirigentes dos principais partidos para uma reunião de emergência para avaliação da situação.
O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel prometeu o fornecimento de assistência humanitária à Grécia, enquanto os partidos esquerdistas alemães exigiram que Merkel divulgasse uma declaração governamental sobre a crise grega.
Obama e Merkel reforçaram que os respectivos grupos económicos norte-americanos e alemães vão monitorizar a tendência de dívidas da Grécia e concordaram em manter contactos acerca do assunto.
Sem comentários:
Enviar um comentário