terça-feira, 18 de novembro de 2014

Lillian Fuchs

Lillian Fuchs, violinista, violista de arco, compositora e professora norte-americana, nasceu no dia 18 de Novembro de 1903 em Nova Iorque.

Lillian estudou violino com Louis Svecenski e Franz Kneisel, e composição com Percy Goetschius, no New York Institute for Musical Art, agora denominada Juilliard School, tendo ganho vários prémios durante a sua formação. A sua apresentação em Nova Iorque em 1926 foi como violinista, mas cedo começou a fazer da viola de arco o seu instrumento principal, integrando o Pérolé String Quartet de 1925 até meados da década de 1940.

Embora continuasse a aparecer em concertos de câmara com os seus irmãos Joseph (violino) e Harry (violoncelo), Lillian fez prolongadas digressões, como violista de arco, pela América e pela Europa, tendo tocado como solista no Festival de Casals de 1953, em Prades. Vários compositores lhe dedicaram trabalhos, incluindo Jacques de Menasce, Quincy Porter, Vittorio Rieti e Bohuslav Martinu, que escreveu o belo Madrigal (1947) para ela.

Lillian Fuchs era constantemente elogiada pela técnica impecável, pela sonoridade rica e expressiva e pela sua interpretação, que revelava uma personalidade musical criativa e sensível. Faleceu em Englewood, New Jersey, em Outubro de 1995.

Sem comentários: