quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Géza Anda

Géza Anda, um dos maiores pianistas do século XX, nasceu no dia  19 de Novembro 1921 em Budapeste, Hungria.

Géza Anda estudou com alguns dos mais conhecidos mestres do século XX, como Imre Stefaniai e Imre Keeri-Szanto, e foi aluno de Ernst von Dohnányi e Zoltán Kodály na Academia Franz Liszt de Budapeste. Iniciou-se como concertista sob a direcção de Willem Mengelberg, em 1940. Intérprete de repertório clássico e romântico, Géza ficou conhecido especialmente pelas suas performances ao vivo e por gravações de obras de Wolfgang Amadeus Mozart. Foi também um importante intérprete da obra de Ludwig van Beethoven, Robert Schumann, Johannes Brahms e Béla Bartók.

A sua interpretação do andante do "Concerto para Piano n.º 21" de Mozart para a banda sonora do filme  Elvira Madigan de 1967, levou ao epíteto "Elvira Madigan" frequentemente utilizado para designar o referido concerto.

Géza Anda era considerado um artista dotado de técnica impecável, bela e natural, que dava aos seus concertos uma qualidade única. A maior parte das suas gravações foi feita pela Deutsche Grammophon. Faleceu no dia  14 de Junho de 1976 em Zurique, Suíça. A causa de morte foi cancro do esófago.

Sem comentários: