(.../...) «Quando inicia uma
conta no Gmail, o utilizador tem de aprovar 16 páginas de condições de
utilização e de confidencialidade. No iPhone, tem de se passar 20 ecrãs
do telemóvel para terminar de ler as condições de utilização do eBay. Muitas vezes, estas condições são aceites de uma forma cega e os
utilizadores esquecem-se delas logo a seguir, embora sejam estas normas
que governam de uma forma permanente a recolha, o uso e a disseminação
da informação pessoal.
Quem é que sabe que o jogo Angry
Birds ou aplicações que transformam o iPhone numa lanterna de bolso
recolhem os dados da localização do telemóvel, para fins publicitários?
Para provar como o sistema actual é ineficaz, a empresa PC Pitstop
escreveu em 2005, nas suas condições de utilização, que ofereceria mil
dólares à primeira pessoa que lesse o documento. Demorou quatro meses
até que um utilizador se apercebesse do pormenor – segundo a empresa, a
pessoa em questão recebeu a recompensa. De facto, estas regras,
redigidas por um jurista, podem servir mais para proteger as empresas do
que os utilizadores.»
(.../...)
Vale mesmo a pena ler na totalidade o interessante artigo sobre este muito actual assunto, publicado no jornal "Público" online do passado dia 22 de Março.
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