segunda-feira, 24 de março de 2014

Leu as condições de utilização da nova aplicação do seu "smartphone"? Claro que não...

(.../...) «Quando inicia uma conta no Gmail, o utilizador tem de aprovar 16 páginas de condições de utilização e de confidencialidade. No iPhone, tem de se passar 20 ecrãs do telemóvel para terminar de ler as condições de utilização do eBay. Muitas vezes, estas condições são aceites de uma forma cega e os utilizadores esquecem-se delas logo a seguir, embora sejam estas normas que governam de uma forma permanente a recolha, o uso e a disseminação da informação pessoal. 


Quem é que sabe que o jogo Angry Birds ou aplicações que transformam o iPhone numa lanterna de bolso recolhem os dados da localização do telemóvel, para fins publicitários?

Para provar como o sistema actual é ineficaz, a empresa PC Pitstop escreveu em 2005, nas suas condições de utilização, que ofereceria mil dólares à primeira pessoa que lesse o documento. Demorou quatro meses até que um utilizador se apercebesse do pormenor – segundo a empresa, a pessoa em questão recebeu a recompensa. De facto, estas regras, redigidas por um jurista, podem servir mais para proteger as empresas do que os utilizadores.»
(.../...)

Vale mesmo a pena ler na totalidade o interessante  artigo sobre este muito actual assunto, publicado no jornal "Público" online do passado dia 22 de Março.

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