terça-feira, 29 de outubro de 2013

Jon Vickers

Jonathan Stewart Vickers, mais conhecido profissionalmente como Jon Vickers, tenor canadiano, actualmente aposentado, nasceu no dia 29 de Outubro de 1926 em Prince Albert, Saskatchewan.

Formada em Toronto, estreou-se em 1956 na Royal Opera House, em Londres, e em 1958 no Festival de Bayreuth, como Sigmund, um de seus papéis mais representativos no  "Anel do Nibelungos", de Richard Wagner. Durante os anos 60 e 70 do século passado foi um dos cantores mais solicitados dos palcos internacionais.

Entre as qualidades de Vickers deve ser destacada a força e subtileza da sua voz, a complexão física forte e musculada, e as suas qualidades dramáticas. Tudo isto lhe foi útil para se tornar num intérprete memorável de papéis como Tristão, Otello, Sansão (de Saint-Saëns e Handel), Enéias, Florestan (do Fidélio) ou do atormentado Peter Grimes de Benjamin Britten, um de seus maiores triunfos.

Por motivos religiosos (Vickers é um cristão fervoroso) recusou-se a cantar o papel de Siegfried na ópera de mesmo nome, e Tannhäuser, mas foi um Parsifal excepcional.

Sem comentários: