segunda-feira, 28 de outubro de 2013

"Capitão Phillips"

Baseado na história real do Comandante Richard Phillips (Tom Hanks) durante o assalto, em 2009, do navio cargueiro norte-americano MV Maersk Alabama por piratas somalis, o filme ocupa-se do confronto entre o comandante do navio e Muse (Barkhad Abdi), o chefe dos piratas que o faz refém, durante a tensa viagem ao largo da costa da Somália, em que ambos vão esforçar-se por manter o sangue frio enquanto enfrentam também forças e acontecimentos que não conseguem controlar.

Realizado pelo britânico Paul Greengrass, o argumento do filme Captain Phillips, adapta o livro de não-ficção "A Captain's Duty" escrito pelo próprio Comandante Richard Phillips em parceria com o jornalista Stephan Taltypode. É um filme de acção que pode ser considerado um autêntico thriller psicológico. O espectador fica absorvido desde o primeiro minuto e a sua ansiedade aumenta progressivamente ao longo da acção, até ao seu desfecho. Com um desempenho impecável de Tom Hanks, este excelente filme estará muito provavelmente incluído em várias das categorias de nomeação para os óscares do próximo ano.

Em português, a tradução, neste caso particular, do termo "captain" deve ser "comandante" e não "capitão".

É de lamentar que alguma da publicidade alusiva ao filme tenha divulgado  antecipadamente o seu desfecho final. Como explicar?

Sem comentários: