quarta-feira, 30 de outubro de 2013

René Jacobs

René Jacobs, músico belga (flamengo), contratenor  famoso, que nos últimos anos tem sido reconhecido como director de orquestra de ópera barroca e clássica, nasceu em Gante no dia 30 de Outubro de 1946.

Começou sua carreira musical como menino do coro na Catedral de Gante. Posteriormente estudou filología clássica na Universidade de Gante, continuando a cantar em Bruxelas e Haia.

Os irmãos Kuijken, Gustav Leonhardt e Alfred Deller encorajaram-no a prosseguir carreira como contratenor e rapidamente se tornou conhecido como um dos melhores do seu tempo. Gravou várias obras de música barroca, de compositores como Antonio Cesti, Sigismondo d'India, Ferrari, Marenzio, Lambert, Guédron e outros.

Fascinado pela música barroca, fundou o Concerto Vocale em 1977.

Mais recentemente, como maestro, tem registado numerosas óperas e obras sacras dos séculos XVI, XVII e XVIII. A sua gravação de "As bodas de Fígaro"  de Mozart, é especialmente reconhecida, tendo conquistado prémios como o Gramophone Record of the Year de 2004, um Grammy para "Melhor gravação de ópera de 2005".

Em 1991, Jacobs foi nomeado director artístico dos programas de ópera em Festwochen der Alten Musik (Innsbruck Festival de Música Antiga). Também ensina na Schola Cantorum Basiliensis.

Em 1992, a Ópera Estatal de Berlim convidou-o a dirigir Cleopatra e Cesare de Karl Heinrich Graun.

Em 1999 foi nomeado pela revista Diapason "Personalidade Musical do Ano", pelas suas gravações de Così fan tutte de Mozart e de Il primo Omicidio de Alessandro Scarlatti. Em 2002 recebeu o Grand Prix du Disque e um prémio honorário de carreira.

Como director, trabalha regularmente com orquestras e ensambles como Concerto Köln, a Orchestra of the Age of Enlightenment, a Akademie Für Alte Musik Berlin, a Nederlands Kamerkoor e Rias-Kammerchor para gravações e concertos, interpretando música sacra e oratórias.

Sem comentários: