sexta-feira, 20 de julho de 2012

José Hermano Saraiva

Faleceu hoje, com 92 anos. Natural de Leiria, José Hermano Saraiva era professor e historiador. Era licenciado pela Universidade de Lisboa, em Ciências Histórico-Filosóficas, desde 1941, e em Ciências Jurídicas, desde 1942. Foi ministro da Educação entre 1968 e 1970.

Tornou-se uma figura conhecida dos portugueses sobretudo através dos programas televisivos sobre História de Portugal.

A Academia Portuguesa da História distinguiu José Hermano Saraiva, em Outubro de 2010, como académico de mérito, salientando ser um "grande divulgador" da História de Portugal.

A sua paixão pela educação contrastava com a repulsa pela ignorância que atribuia ao actual sistema de ensino. Disse um dia em entrevista ao jornal "Correio da Manhã": «Há vários anos quiseram expulsar os actos da História. O resultado é uma quimera que só tem tido efeitos negativos. Um deles é a ignorância que grassa por aí ao mais alto nível, até entre professores universitários». E, considerava, «A nossa escola continua a produzir pessoas que não sabem fazer nada. A única profissão em que se pode chegar muito alto sem saber fazer nada é a política». 

Sem comentários: