terça-feira, 25 de outubro de 2011

Publicidade gratuita. O autor visado vai agradecer...

Largamente divulgada hoje por toda a imprensa uma nota do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura sobre o último romance de José Rodrigues dos Santos.

"Não é verdadeira literatura", "é uma imitação requentada, superficial e maçuda  de outras obras]", acusa o Secretariado na nota demolidora sobre O Último Segredo, o romance em que o jornalista da RTP afirma  revelar "a verdadeira identidade de Jesus Cristo" com recurso a "fontes religiosas e informações históricas e científicas".

No documento, Rodrigues dos Santos é acusado de ter assumido como suas as teses que o teólogo norte-americano Bart D. Ehrman expressou na sua obra Misquoting Jesus. The Story Behind who Changed the Bible and Why, a qual o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura acusa de partir de "uma tese radical, claramente ideológica, longe de ser reconhecida credível". Comparar as duas obras é, conclui a nota do Secretariado, "tarefa com resultados tão previsíveis que chega a ser deprimente".

Mas provavelmente quem não vai considerar os resultados deprimentes será o próprio autor, José Rodrigues dos Santos, com esta publicidade gratuita ao seu romance. Numa altura em que já se anunciou a reestruturação da RTP, não é nada mau para um dos seus funcionários poder acautelar o futuro aumentando o "pé de meia" à custa dos proventos de mais alguns milhares de livros vendidos. E nada melhor que uma boa polémica à volta da obra para aumentar as vendas...

Sem comentários: