segunda-feira, 4 de julho de 2011

A (in)cultura dos nossos licenciados

«O coração tem razões que a própria razão desconhece»
(ditado popular)

Esta a citação que encima o artigo editorial intitulado "Maio - Mês do Coração", assinado pelos Dr. André Tomé e Dra. Catarina Empis, inserto na revista "Postgraduate Medicine", Volume 35, Número 5, edição portuguesa, de Maio de 2011, distribuída durante o mês de Junho.

O referido editorial é pobre e, no mínimo, pouco consistente. Para além de uma tardia alusão ao tema do título (em Maio "celebra-se" o "Mês do Coração"), o artigo mete no mesmo saco o "Dia Mundial da Hipertensão", assinalado a 17 de Maio, o "Dia Europeu do Melanoma" (dia 11 de Maio) e, para finalizar, exorta ainda os leitores a cumprirem o dever de cidadania de votar nas eleições do dia 5 de Junho.

Mas, pior que tudo o mais, a citação, que é considerada "ditado popular" pelos articulistas, de um dos pensamentos mais conhecidos e divulgado mundialmente, de Blaise Pascal, físico, matemático, filósofo e teólogo francês do século XVII: «Le cœur a ses raisons que la raison ne connaît point.», a frase original. Lamentável. No mínimo.

Sem comentários: