quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pablo Casals

Pablo Casals, (Pau Carles Salvador Casals i Defilló) nasceu a 29 de Dezembro de 1876 em Vendrell, na Catalunha. Foi um dos músicos espanhóis mais destacados do século XX. Pelo seu incomparável desempenho e virtuosismo, Casals é considerado um dos maiores violoncelistas de todos os tempos. Foi também director de orquestra e notabilíssimo compositor.

Uma das suas mais célebres composições é o "Himno de las Naciones Unidas", conhecido como o "Himno de la Paz", composto enquanto residia na sua segunda pátria, Porto Rico (onde havia nascido e sido criada sua mãe). Casals foi sempre um artista completíssimo, com a mais férrea disciplina e a mais profunda dedicação à música.

Como intérprete, Casals trouxe mudanças inovadoras na execução do violoncelo e introduziu novas possibilidades técnicas e expressivas neste domínio. Como director, procurava igualmente a profundidade expressiva, a essência musical que sabia alcançar com o violoncelo. J. S. Bach era o seu compositor predilecto. Pablo Casals foi também professor no "Real Conservatorio de Madrid". Como compositor, deixou um legado muito importante com obras como a oratória El Pessebre, com que percorreu grande parte do planeta levando consigo uma mensagem comovente de paz a todos os povos.

Casals faleceu a 22 de Outubro de 1973, com 96 anos, em San Juan de Puerto Rico,  em consequência de um ataque cardíaco. Foi sepultado localmente, mas a 9 de Novembro de 1979, restabelecida a democracia em Espanha, os seus restos mortais foram trasladados para o cemitério de Vendrell, sua cidade natal, onde actualmente descansam.

Poderemos assistir aqui a uma interpretação do Primeiro Movimento da Suite Número 1 para Violoncelo, de J. S. Bach, por Pablo Casals.

Sem comentários: