terça-feira, 28 de dezembro de 2010

João Domingos Bomtempo

Pianista e compositor português, João Domingos Bomtempo nasceu em Lisboa no dia 28 de Dezembro de 1771 ou de 1775. Era filho de Francisco Saverio Buontempo, um dos músicos italianos que vieram para Portugal ao serviço do rei D. José e que, a exemplo de muitos dos seus patrícios, aportuguesou o nome, passando a chamar-se Francisco Xavier Bomtempo. Sua mãe chamava-se Mariana da Silva Bomtempo e era natural de Lisboa.

Estudou com seu pai e no Seminário Patriarcal. De 1801 a 1810 adquiriu em Paris fama como pianista e compositor. Torna-se celebridade em Londres, entre 1810 e 1814. Em Lisboa, cria no ano de 1814 uma sociedade de concertos e em 1822 cria a Sociedade Filarmónica. Professor de música da rainha D. Maria II, dirigiu o recém-criado Conservatório Nacional desde 1835 até à sua morte, em 1842.

Desempenhou relevante acção de pedagogo, pianista e compositor, sendo abundante a sua produção musical. Sinfonista, encetou um novo rumo, que se tornaria fecundo na vida musical portuguesa e assegurando um lugar de honra entre os maiores compositores que houve em Portugal.

Poderemos apreciar aqui um vídeo, composto por fotos de monumentos da região de Lisboa (Portugal), enquanto escutamos o 3.º andamento (Minueto - Allegro) da Sinfonia N.º 2, em Ré Maior, numa interpretação da Orquestra Sinfónica de Bamberg sob a direcção de Claudio Scimone.

Sem comentários: