Um estudo da Universidade de Yale, nos EUA, liderado por Christina Roberto e publicado na revista "Pediatrics", verificou uma relação causal entre a preferência das crianças pelos alimentos menos saudáveis e o uso de bonecos conhecidos (Scooby Doo, Dora e Shrek, por exemplo) nas respectivas embalagens. As crianças experimentaram todos os tipos de comida, tanto de uma embalagem com bonecos como a de uma sem bonecos. Globalmente, as crianças mostraram preferência pelo sabor dos alimentos das embalagens com os seus bonecos preferidos.
Algumas empresas que comercializam alimentos preparados, particularmente a denominada "fast food", oferecem ainda, acompanhando as refeições destinadas às crianças, bonecos, brinquedos, jogos, etc., criando assim hábitos de consumo que não têm geralmente a ver com alimentação salutar e nutritiva. Independentemente da necessária regulação e controlo deste tipo de mercado por parte das entidades competentes, cabe sobretudo aos pais estarem cientes da possibilidade de desencadeamento de comportamentos alimentares condicionados dos seus filhos e saberem salvaguarda-los deste novo tipo de publicidade agressiva.
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