O consumo diário de álcool parece ser mais comum à medida que se avança para o sul da Europa. Portugal tem, de longe, a maior percentagem de consumidores diários de álcool, 21,4%. Noutros países mediterrânicos, como Espanha (13,5%), Itália (12,4%), França (10,4%) e Croácia (10,4%), existe também uma percentagem relativamente elevada da população que consome álcool todos os dias. A Bélgica (10,1%) e a Dinamarca (10,0%) são os únicos países, fora da metade sul da Europa, onde 10% ou mais consomem álcool diariamente.
A Turquia (0,5%) e a Lituânia (0,8%) são os únicos países da Europa onde menos de 1% dos adultos consomem álcool todos os dias. Na maioria dos países nórdicos e bálticos, essa percentagem é também muito baixa.
É interessante sobrepor este mapa com um mapa de mortes relacionadas com o álcool. A Letónia e a Polónia podem ter algumas das percentagens mais baixas de consumidores diários de álcool, mas têm também algumas das taxas de mortalidade mais elevadas relacionadas com o álcool. O contrário acontece em muitos países do sul da Europa.
Os dados para este mapa provêm do Eurostat.
Sem comentários:
Enviar um comentário