terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Cuidado, as alterações climáticas estão a mudar o calendário das alergias!


As alterações climáticas estão a mudar o calendário das alergias. De facto, a subida generalizada das temperaturas, mesmo no Inverno, tem impacto no período de polinização das plantas, o que significa que o pólen anda no ar mais cedo do que o habitual.

"No passado, há 20 anos, tínhamos Primavera em Abril e Maio, ou Março e Abril. E agora, às vezes, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio e um novo pico de Setembro a Dezembro”, explicou, à rádio "Antena 1", a alergologista Ana Cristina Morête.

"Isto acaba por se traduzir numa temporada de alergias mais longa e mais difícil", frisou.

A especialistas recomendou atenção a quem sofre com pólenes. "O doente precisa de perceber que, antecipadamente, tem de começar a sua medicação controladora e tomar os cuidados necessários para diminuir a exposição aos pólenes, o que implica mudanças no dia a dia".

"Muitas das crises e agravamento do mal asmático, com necessidade de ingressar nos cuidados intensivos, é precisamente pela rápida degradação da parte respiratória pelos pólenes sem o doente estar a contar", concluiu a presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia.

Sem comentários: