domingo, 18 de novembro de 2018

Quadro de David Hockney leiloado por 90,3 milhões de dólares

O quadro do britânico David Hockney, "Portrait of an Artist (Pool With Two Figures)","Retrato de um Artista (Piscina com Duas Figuras)", de 1972, alcançou um preço recorde para uma obra de um artista vivo, ao ser vendida, na última quinta-feira por de 90,3 milhões de dólares num leilão da Christie's em Nova Iorque.


A obra de Hockney, de grandes dimensões, é considerada uma das três peças mais importantes do artista britânico, de 81 anos, e nela combina dois dos seus temas favoritos: uma piscina e um retrato duplo (de duas pessoas que interagem).

Na tela, um homem elegante, de pé ao lado de uma piscina, observa cuidadosamente outro homem que nada na sua direcção, com uma paisagem idílica de árvores e montanhas ao fundo.

"Portrait of an Artist (Pool with two figures)" destronou "Balloon Dog (Orange)" de Jeff Koons, vendido por 58,4 milhões de dólares em 2013, também pela Christie's de Nova Iorque.

Nascido em Bradford, em 1937, David Hockney é hoje considerado um dos mais importantes nomes da arte britânica do século XX. Em 2017, a Tate Britain realizou uma grande retrospectiva por ocasião dos 80 anos dele, com mais de 200 obras.

Sem comentários: